Fiéis católicos celebram o dia da padroeira do Brasil, em Piacatu


Chuva rápida e fraca fez com que fiéis não acompanhassem a procissão

12/10/2012 17:24 - Atualizado em 07/01/2016 17:31 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Fiéis e cavaleiros (à frente do altar), após execução do hino nacional

A comunidade católica de Piacatu participou das comemorações do dia da padroeira do Brasil nesse dia 12. As homenagens iniciaram por volta das 8h30 com uma cavalgada que partiu da capela Santa Rita de Cássia, no bairro rural do Cassimiro.

Cavaleiros do município e alguns de cidades vizinhas conduziram a imagem de Nossa Senhora Aparecida na companhia do padre Edgar de Souza Lima. Os cavaleiros entregaram a imagem a outro grupo que aguardava na Praça Padre João Huberto José Sluysmans.

Ao seguir em procissão, uma chuva rápida e fraca fez com que os fiéis se dirigissem à igreja matriz de São José para não se molharem. As festividades deram sequência com a missa, que contou com a presença dos cavaleiros. A missa iniciou com a execução do hino nacional brasileiro.

Na homilia, o padre disse que quando as pessoas fazem as coisas só por fazer estão mortas. “Devemos fazer com alegria, esperança”, frisou. O padre anunciou ainda que no dia anterior (11) o papa Bento XVI lançou o movimento católico em caráter mundial durante uma celebração no Vaticano.

Trata-se do Ano da Fé, o qual, segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), deve ser visto pelos católicos como um ano de reflexão. O Ano da Fé vai até novembro do ano que vem.

Ao final da celebração, o padre convidou as crianças até o altar para receberem uma bênção especial, pois nessa data também se comemora o Dia das Crianças. Três palhaços distribuíram pirulitos às crianças.

O padre também convidou os cavaleiros até o altar, os quais receberam uma bênção e um broche com a imagem da padroeira. Após a bênção apostólica, houve uma breve queima de fogos.

GALERIA DE FOTOS