Feira conclui curso que incentiva o empreendedorismo nos estudantes


Jovens de Piacatu participaram do curso de educação empreendedora do Sebrae

18/12/2015 17:12 - Atualizado em 27/01/2016 17:40 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Crianças apresentando e vendendo seus produtos na minifeira

Uma minifeira contendo quatro estandes, realizada no último dia 12 no Centro de Eventos Padre João Sluysmans, em Piacatu, marcou o encerramento do curso JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), promovido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a Prefeitura.

O curso, que teve início na segunda quinzena de agosto, envolveu aproximadamente 100 estudantes do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, os quais frequentam o Centro Educacional, onde são desenvolvidos projetos de complementação pedagógica após o horário regulamentar de aula.

Conforme informou a coordenadora pedagógica dos projetos sociais do Centro Educacional, Silvana da Silva Mendonça Manhani, 15 pessoas - entre professores e estagiários - participaram de uma capacitação feita pelo Sebrae para que pudessem aplicar o curso.

Silvana explicou que a educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. Ela disse ainda que as quatro turmas participaram de oficinas durante o curso e realizaram atividades-extras - que não faziam parte do JEPP - para agregar ao curso.

Entre as atividades-extras, as crianças visitaram a empresa Mudas Brambilla, localizada no sítio Santo Antonio, bairro Lontra, e a trilha ecológica Bela Vista, que fica na reserva ambiental Fortunato Vendrame, ambos em Piacatu.

“As quatro turmas que fizeram o curso JEPP tendo como conteúdo uma apostila disponibilizada pelo Sebrae. Durante o desenvolvimento do curso, os professores realizavam simulações sobre o tema trabalhado”, comentou Silvana.

Temas específicos

O JEPP é composto por nove cursos, sendo um para cada ano do ensino fundamental. O Centro Educacional de Piacatu trabalhou quatro temas, sendo: O mundo das ervas aromáticas (1º ano); Temperos naturais (2º ano); Oficina de brinquedos ecológicos (3º ano) e Locadora de produtos (4º ano).

Durante as oficinas de cada curso, Silvana disse que as turmas realizaram simulações. Sobre ervas aromáticas, os alunos pesquisaram sobre chás e fizeram uma “Tarde do chá”. O grupo que trabalhou com temperos naturais montou algumas pizzas e fez bolachas de erva-doce. A turma que estudou sobre brinquedos ecológicos na apostila, procurou mais informações em pesquisas e encontraram outros brinquedos, os quais os alunos montaram por conta própria. O grupo que trabalhou a locadora de produtos realizou um baile de máscaras e, para isso, alugavam as máscaras.

A coordenadora pedagógica destacou que a ideia do JEPP é desenvolver nas crianças a habilidade empreendedora e que a feira, que encerrou ocurso, serviu para os alunos apresentarem seus produtos, ter contato com o cliente e como fazer uma venda.

“Teve uma criança que conheceu a bebida chá durante o curso. Depois disso, ela disse que constantemente pede para a mãe dela fazer chá. Em outro caso, teve um aluno que pediu à professora se poderia levar a receita de uma bolacha para casa, a qual foi utilizada no curso. Ele levou e, agora, a mãe já estuda a possibilidade de comercializar o produto”, acrescentou Silvana.

Objetivo do JEPP

De acordo com o Sebrae, o curso JEPP procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

GALERIA DE FOTOS