Escola de Bilac faz retrospectiva dos acontecimentos escolares em 2015


Instituição escolar teve como foco ações direcionadas para o protagonismo juvenil

28/12/2015 22:36 - Atualizado em 28/01/2016 23:15 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Direção Escolar

Algumas das atividades desenvolvidas em 2015 pela escola

A direção da EE Enzo Bruno Carramaschi, de Bilac, divulgou neste mês de dezembro uma retrospectiva dos acontecimentos realizados na instituição escolar durante o ano letivo de 2015. As informações foram enviadas ao Comunicativo via e-mail.

Durante o ano, a escola pôde evidenciar ações voltadas para o protagonismo juvenil, com atividades lúdicas e reflexivas, com as quais os alunos puderam aprender, socializar e exteriorizar suas habilidades e seus talentos.

Entre as atividades ocorridas no ano letivo, a direção escolar destaca a palestra ministrada pelo médico ginecologista do Centro de Saúde do município, Márcio Pimenta. Na ocasião, os alunos interagiram com o profissional da saúde, por meio de perguntas elaboradas antes da palestra, durante as aulas.

Os alunos também apresentaram o espetáculo “Mosaico”, cujas atividades foram desenvolvidas durante as aulas, envolvendo as diversas áreas do conhecimento e os diferentes gêneros expressivos, entre eles a dança e o teatro como destaque.

A gincana no Dia das Crianças contou com o resgate de brincadeiras e atividades lúdicas de outras épocas, enfatizando a tradição cultural. A atração do evento foi o desafio “Torta na Cara”, mas destacaram-se, também, algumas brincadeiras, como corrida do ovo, dança das cadeiras e bambolê.

A escola também realizou os jogos interclasse, com a competição entre os alunos de todas as séries. Já nos jogos escolares do Estado de São Paulo - disputados entre os alunos das escolas estaduais -, a escola Enzo Bruno Carramaschi competiu na categoria infantil, mirim e pré-mirim, nas modalidades xadrez, voleibol, futsal e atletismo.

De acordo com a direção escolar, a escola se destacou em todas as modalidades, com muitos alunos medalhistas. Porém, o grande prêmio foi o 2º lugar das meninas do voleibol infantil. Além disso, o vôlei de praia foi campeão do Estado de São Paulo, participando da etapa nacional, ficando entre as cinco melhores equipes.

Finalizando o ano letivo, a equipe escolar preparou uma confraternização para os alunos do 3º ano do ensino médio, a qual contou com a participação dos familiares dos estudantes. Segundo os organizadores, o objetivo foi fortalecer o elo escola-comunidade.

As coordenadoras dos ensinos fundamental e médio, Alessandra Cristiane Fernandes e Franciele Cervantes dos Santos Jaquié, acreditam que “atividades como essas fortalecem o vínculo entre escola, alunos e comunidade, e, como consequência, os estudantes passam a se envolver mais nas atividades pedagógicas propostas e sentem-se parte do processo de ensino e aprendizagem”.