A Igreja está em estado permanente de missão, diz bispo ao encerrar as missões


Dom Sérgio Krzywy disse que Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai

27/01/2016 17:26 - Atualizado em 03/02/2016 17:29 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Padre Edgar e o bispo dom Sérgio durante a procissão de entrada

A Igreja [Católica] está em estado permanente de missão. Esta frase foi dita pelo bispo da Diocese de Araçatuba, dom Sérgio Krzywy (lê-se Quicheiv), durante a homilia na missa de encerramento das Santas Missões Populares, na manhã do último dia 24, na igreja matriz de São José, em Piacatu.

Ao todo, 43 missionários - entre leigos, seminaristas e padres - participaram entre os dias 17 a 24 deste mês das Santas Missões Populares, que teve como tema “Igreja em Saída” e o lema “Famílias Resgatadas: Igreja Restaurada”.

O bispo frisou que o que vai ficar das missões será a acolhida, a palavra e a compreensão; que cada cristão deve exercer seu apostolado com o desejo de acolher e que “a palavra de Deus traz vida nova e a assembleia é movida pela palavra de Deus”.

Dom Sérgio citou uma frase dita pelo papa Francisco recentemente em um discurso ao se referir sobre o Ano da Misericórdia, iniciado no dia 8 de dezembro do ano passado e que se encerra em 20 de novembro deste ano. Disse o pontífice: “o Senhor é a palavra viva do Pai”.

“Jesus é o rosto da misericórdia do Pai; é o rosto do amor de Deus. É Ele a grande novidade para todos nós. Se nós queremos encontrar nossa felicidade, é no Cristo Jesus [que encontraremos]. Cristo não nos abandona”, destacou o bispo.

“A experiência missionária é bonita. Porque a gente faz experiência do encontro [missionário com] a experiência de Deus. É Deus que se manifesta. Já na colhida, quando vocês receberam os missionários em suas casas, os primeiros gestos da acolhida ocorre esta manifestação do espírito de Deus, que quer reinar no meio do seu povo. Ele reina através de nós por meio do nosso sorriso, da nossa mão que se estende, do nosso pé que caminha”, acrescentou dom Sérgio.

O bispo lembrou, ainda, que o lema “Famílias Resgatadas: Igreja Restaurada” é a consciência de que somos família. “Somos a grande família dos filhos de Deus. E no seio de cada família é que vai se construindo também a Igreja, que constitui o grande corpo do Senhor como Igreja viva”, afirmou.

Dom Sérgio encerrou sua homilia desejando que, de fato, a Paróquia São José, de Piacatu, se sinta restaurada por esta ação missionária e que possa continuar caminhando. “[Porém], nunca se esquecendo de que no dia-a-dia da vida é que nós vamos renovando, cantando o canto novo do Senhor, nos alimentando da palavra do próprio Cristo Jesus, que é a presença viva no meio de nós”, finalizou.

GALERIA DE FOTOS