Piacatu sedia as Santas Missões Populares


Evento acontece pela segunda vez no município; primeira vez foi em 1963

17/01/2016 22:54 - Atualizado em 02/02/2016 16:21 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Criança abençoa padre Edgar durante missa de abertura das missões

Meio século depois de ter sediado as Santas Missões Populares no município, a Paróquia São José, de Piacatu, realiza de 17 a 24 deste mês segunda edição do evento religioso. Ao todo, 43 missionários - entre leigos, seminaristas e padres - participam.

O padre anfitrião, Edgar de Souza Lima, recebeu na manhã desse dia 17 os missionários na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no município vizinho de Santópolis do Aguapeí, onde ele é administrador paroquial, para transmitir algumas orientações sobre a cidade-sede das missões.

Por volta das 18h, os missionários foram recepcionados pelos fiéis no portal de entrada da cidade, onde ambos percorreram em passeata até a igreja matriz, onde foi celebrada a missa de abertura das Santas Missões Populares.

Para deixar fiéis e missionários mais próximos, os organizadores do evento religioso dividiram a cidade em três setores, sendo: Setor 1 - Paróquia São José, onde os encontros serão na igreja matriz; Setor 2 - Papa João Paulo II, localizado no Centro Comunitário Mansueto Vendrame; e Setor 3 - Papa Bento XVI, localizado em uma casa no bairro Colinas.

Também foi montada uma secretaria exclusiva para que as pessoas possam tirar dúvidas e ficar informadas sobre a programação das Santas Missões Populares. A secretaria das missões fica ao lado da Casa Paroquial.

Após 53 anos

Entre 18 de maio e 13 de junho de 1963, o então padre Alberico Pio Romano, da Paróquia São José, de Piacatu, realizou pela primeira vez no município as Santas Missões Populares, sob a coordenação dos missionários redentoristas, de Aparecida (SP).

Na ocasião, o evento religioso aconteceu simultaneamente em Piacatu e Bilac, sendo as celebrações feitas com a participação do padre Alberico em ambas as cidades. Isso porque durante a realização das missões, o então padre Bernardo Braakhuis (1918-2014), que era pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Bilac, visitava seus familiares na Holanda.

As Santas Missões Populares, num primeiro momento, estavam pré-agendadas para acontecerem no ano de 1965 em Piacatu e Bilac, simultaneamente. Porém, houve um imprevisto em uma paróquia do Estado de Mato Grosso e os padres redentoristas propuseram antecipar a data das missões. Tal proposta foi aceita tanto por padre Alberico quanto pelo padre Bernardo.

Na ocasião, entre os missionários estavam os padres: Américo Stringhini, Aloísio Teixeira, José Luis Damião, Cristóvão Lellis e Noé Sotillo (1921-1996).

O Comunicativo conseguiu estas informações com o chanceler da Cúria Diocesana de Lins, padre Washington Lair Urbano Alves. Segundo ele, estes registros estão no Livro de Tombo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Bilac.

CURIOSIDADES: Durante a primeira edição das Santas Missões Populares em Piacatu e Bilac, morreu em Roma (Itália) o papa João XXIII, vítima de um câncer no estômago, em 3 de junho de 1963.

Piacatu e Bilac pertenciam a Diocese de Lins, tendo como bispo dom Henrique Gelain (1910-1993).

GALERIA DE FOTOS