Prefeitura de Gabriel Monteiro é premiada em gestão ambiental


Além do certificado, município também recebe pela 5ª vez o prêmio Franco Montoro

21/02/2016 09:21 - Atualizado em 30/03/2016 17:02 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Gabriel Monteiro

Rodrigo, secretária Patrícia Iglecias (Meio Ambiente) e Everton

A cidade de Gabriel Monteiro foi classificada na 12ª posição estadual do ranking ambiental 2015 do Programa Município VerdeAzul. A divulgação foi feita no dia 17 de fevereiro, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Entre os municípios onde circula o Comunicativo, além de Gabriel Monteiro, com 91,28 pontos, também recebeu o certificado de Município VerdeAzul a cidade de Piacatu (89,25) e Clementina (81,66). O município de Novo Horizonte foi o primeiro colocado no Estado, com nota 97,13.

Recebem o certificado de Município VerdeAzul as cidades que atingem nota igual ou superior a 80 - de uma escala que varia de zero a 100. Com o certificado, as Prefeituras obtêm benefícios junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

O engenheiro ambiental de Gabriel Monteiro, Everton Viana do Carmo, informou que o município é participante do programa desde 2007, quando foi implantado, e que a cidade possui oito certificações seguidas no ranking ambiental.

Durante a cerimônia de premiação também foi concedido o Prêmio “Franco Montoro” para os melhores colocados no ranking em cada uma das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos. No caso da Bacia Hidrográfica do Rio Aguapeí-Peixe, o município de Gabriel Monteiro foi premiado pela quinta vez.

Os dois troféus foram entregues a Everton e ao engenheiro agrônomo do município, Rodrigo Kazuyoshi Takanashi, pela secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Faga Iglecias Lemos, durante o evento.

“É importante lembrar que os moradores também têm papel importante nestas conquistas, sobretudo, pela participação nas ações ambientais desenvolvidas no município”, frisou Everton.

Ao todo, dez diretivas são abordadas pelo Programa Município VerdeAzul, sendo: biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, qualidade do ar, estrutura ambiental, esgoto tratado, resíduos sólidos, gestão das águas e conselho ambiental.

O ciclo contou com 410 cidades, que apresentaram seus relatórios finais, com as ações ambientais realizadas, e 111 cidades (27%) foram certificadas, com uma pontuação superior a 80,0. Cabe salientar que entre os municípios não certificados observou-se a execução de ações ambientais com êxito e 180 cidades apresentaram melhora no desempenho com relação ao ano anterior.

Não atingiram a meta

Assim como em 2014, desta vez o município de Bilac e Santópolis do Aguapeí também não conseguiram atingir a meta na pontuação que concede o certificado de Município VerdeAzul.

O município de Santópolis do Aguapeí até chegou a pontuar mais que na edição anterior, de 69,11 em 2014 para 76,15 desta vez, ocupando a 125ª posição.

No entanto, Bilac caiu mais posições em comparação com a edição anterior, e ocupa agora o 268º lugar no ranking estadual, com nota 47,10. Em 2014 a nota adquirida pelo município foi de 51,62.