Santópolis se mobiliza contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti


Estudantes distribuíram panfletos informativos aos moradores durante passeata

08/03/2016 10:52 - Atualizado em 03/06/2016 14:40 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Santópolis do Aguapeí

Estudantes percorreram diversas ruas da cidade durante mobilização

Instituições escolares e de saúde de Santópolis do Aguapeí realizaram no dia 4 deste mês uma mobilização contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

A parceria reuniu a Secretaria Municipal da Saúde, os frequentadores do CCA (Centro da Criança e do Adolescente) e dos alunos e professores das escolas: EE Manoel Bento Neto, Emei Kenkiti Kimura e Emeb Prof. Minas Barganian.

De acordo com o coordenador do PEAa (Plano de Erradicação do Aedes aegypti), Roberto Siriane Francischini, o movimento teve como objetivo alertar a população sobre o problema da proliferação do mosquito no município.

O grupo percorreu por diversos trechos de ruas e avenidas da cidade em passeata carregando uma faixa e cartazes. No trajeto, os estudantes distribuíram panfletos informativos aos moradores, em especial sobre a doença zika vírus.

O coordenador do PEAa disse que alguns panfletos entregues pelos alunos, instrutores, monitores, agentes de saúde e professores continham informações sobre a separação do lixo urbano, com explicações sobre como deve ser feita a separação destes materiais para a coleta realizada pela Prefeitura.

Para os meses de março e abril, Francischini informou que aos sábados serão realizadas visitas nas residências para a retirada de objetos ou recipientes que possam acumular água.

“A ação será feita pelos nossos agentes comunitários de saúde e tem como finalidade controlar a infestação de mosquitos e reduzir possíveis novos registros de casos de dengue no município”, explicou o coordenador do PEAa.

Francischini também divulgou que no ano passado o município teve 45 casos confirmados de dengue. No entanto, ele comentou que neste ano ainda não há casos confirmados da doença, mas que existem 12 casos suspeitos.