Maioria dos vereadores de Santópolis do Aguapeí muda de partido


Mudança fortalece o PV e o DEM que, juntos, somam 7 das 9 cadeiras na Câmara

17/05/2016 20:50 - Atualizado em 17/06/2016 19:51 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Cinco dos nove vereadores que compõem a Câmara Municipal de Santópolis do Aguapeí aproveitaram a “janela partidária” entre 18 de fevereiro e 19 de março para mudar de seus partidos políticos. Durante esse período, os políticos puderam trocar de partidos sem correr o risco de perder o mandato.

Com a mudança, três partidos deixaram de ter representatividade na Câmara do município, sendo: PMDB (2), PP (2) e PT (1). Por outro lado, o PV dobrou sua bancada (de 2 para 4 cadeiras) e o DEM, que até então não tinha nenhum representante, agora passa a ter a segunda maior bancada, com três cadeiras. Já o PSDB e o PTB permanecem com uma cadeira cada.

Os dois vereadores do PP - mesmo partido do prefeito Osanias Viana do Carmo -, que estavam filiados no partido desde outubro de 2011, se dividiram: Olívio de Carvalho agora está no PV, enquanto que Marlon Siriani Gomes filiou-se ao DEM.

Também se filiaram ao DEM os vereadores Marcos Willian Flauzino, o Buhiu (ex-PT), e Éder Socorro dos Santos, o Chi (ex-PMDB). O vereador Everaldo Oliveira Ramos, o Vero, também deixou o PMDB para engrossar a bancada do PV.

Movimentações políticas

Embora aparentemente tranquilo o cenário político em Santópolis do Aguapeí em pleno ano eleitoral, os partidos políticos já iniciaram as articulações desde o ano passado.

O ex-prefeito Haroldo Alves Pio, o Loi, que foi eleito em 2004 e reeleito em 2008 pelo PP - partido em que esteve filiado desde 1994 -, migrou para o PV em setembro do ano passado.

Mesmo sendo candidato natural à reeleição, o prefeito Osanias tem sinalizado por diversas vezes desde que assumiu a Prefeitura de que não pretende ser candidato. Porém, como na política as articulações são dinâmicas, o prefeito pode vir a anunciar sua candidatura.

Até o momento, não há informações sobre qualquer movimentação política do grupo que faz oposição a atual administração municipal de Santópolis.

Em Clementina e Gabriel Monteiro, apenas um vereador mudou de partido; em Bilac, nenhum

Entre os municípios onde circula o Comunicativo, a maior troca de partido neste ano entre vereadores aconteceu em Santópolis do Aguapeí, com cinco mudanças.

Depois aparece Piacatu, com duas mudanças: o vereador Deivid Lemes Ferraz deixou o PTB e filiou-se ao PSD e o vereador João Vitor Navachi saiu do PV e agora está no PSDB.

Na sequência está Clementina e Gabriel Monteiro, com uma mudança cada. Em Clementina, o vereador Osvaldo Fernandes da Costa, o Osvaldo da Gráfica, que já foi eleito pelo DEM e pelo PV, agora está no PSDB. Já em Gabriel Monteiro, o vereador Cláudio dos Santos, o Cláudio da Ambulância, deixou o DEM e filiou-se ao PTB.

Já em Bilac, dos nove vereadores nenhum trocou de partido político. Porém, o vice-prefeito Ocimar Antonio Calsavara, após quase 23 anos no PMDB, mudou para o PTB em outubro do ano passado.

Todas as informações mencionadas nesta reportagem sobre as mudanças de partidos políticos estão disponíveis no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).