Prefeito de Piacatu lança programa antidrogas; ação é pioneira na região


Bonfim pede participação efetiva dos setores públicos e sociedade

20/10/2013 17:22 - Atualizado em 21/02/2014 18:58 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Prefeito entrega ao juiz Emerson um exemplar da revista do Comad

O prefeito de Piacatu, Nelson Bonfim (PTB), juntamente com seus secretários municipais, autoridades e sociedade civil, lançou o programa de prevenção e combate ao uso de drogas no município no dia 18 deste mês, por volta das 20h, no Piacatu Clube.

Durante o evento, o ex-delegado de polícia e consultor de política social sobre drogas, Vilson Disposti, disse que 85% dos municípios brasileiros não possuem o conselho antidrogas.

Em Piacatu, o conselho municipal de políticas públicas de prevenção e combate ao uso de drogas foi oficialmente implantado nesse dia 18, ocasião em que também foi apresentado em vídeo parte do material de campanha.

Disposti disse ter ficado impressionado com a preocupação do prefeito Bonfim sobre a questão das drogas. O ex-delegado frisou que o problema da droga é complexo e, portanto, exige esforço da sociedade. “A polícia sozinha não consegue combater o narcotráfico. É necessário um conjunto”.

Autor do livro “Filhos da Dor - Prevenção e Tratamento da Dependência de Drogas” - lançado no Brasil em 2010 e nos Estados Unidos em setembro de 2011-, Disposti comentou que o crack chegou à região de Araçatuba na década de 1990, quando era delegado na cidade de Penápolis.

“Nossos filhos não merecem o risco da dependência da droga. Vamos atuar juntos na prevenção, pois as drogas roubam sonhos e destroem vidas”, acrescentou Disposti.

Em seu discurso, Bonfim mencionou que as articulações para a implantação do Comad (Comitê Antidrogas) tiveram início em maio deste ano por meio de iniciativa do setor da Cultura e pelo projeto social esportivo “Bom de bola bom na escola”.

O prefeito pediu a participação efetiva de todos os setores da Prefeitura, assim como da comunidade piacatuense. Na oportunidade, Bonfim entregou um exemplar de uma revista elaborada pelo Comad ao juiz e corregedor da Polícia Judiciária de Araçatuba, Emerson Sumariva Junior.

De acordo com os integrantes do Comad, outubro foi o mês escolhido para o lançamento do programa antidrogas. Durante esse período, várias atividades foram desenvolvidas, como palestras, sarau e encontros.

Nesse dia 31 de outubro, uma ação articulada iniciou a distribuição da primeira revista informativa desenvolvida pelo Comad. Todas as residências do município receberam um exemplar.

ESTATÍSTICAS

Em suas palavras, o juiz disse que até 1990 o país não havia problemas se superpopulação carcerária. “Daí em diante, a droga ganhou uma proporção grande”, comentou. Em 1992, o Brasil tinha um total de 114.377 presos, o equivalente a 74 presos por 100 mil habitantes. Em julho de 2012, essa proporção chegou a 288 presos por 100 mil habitantes.

Atualmente, somente no Estado de São Paulo o total de encarcerados já chega a 195 mil. Esse número representa 1.250 detenções por mês. A maioria dos presos (71 mil) não completou o ensino fundamental e 87% estão detidos por crimes contra o patrimônio e tráfico de drogas.

As detenções no Brasil também aumentaram neste mesmo período, saltando de 515 mil para 548 mil. Os dados são do Infopen (Sistema Integrado de Informações Penitenciárias), do Ministério da Justiça. Hoje, São Paulo possui 35% dos presos de todo o país. Do total de encarcerados, 50 mil são jovens de 18 a 24 anos.

O juiz disse que as estatísticas aumentaram nesses vinte anos devido a droga ter sido considerada como um crime hediondo e que a pessoa procura a droga em um momento de fragilidade, que pode ser um problema familiar, pessoal - que, segundo ele, é o mais delicado-, e quando a pessoa está com baixa autoestima.

Sumariva Junior elogiou o projeto antidrogas desenvolvido em Piacatu pelo Comad e afirmou que o município adotou o caminho ideal e necessário no combate às drogas.