Ações preventivas são constantes em Santópolis do Aguapeí


Setor da Saúde está em constante mobilização para combater o Aedes aegypti e o surgimento de escorpiões na cidade

04/05/2016 22:57 - Atualizado em 03/07/2016 23:08 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Santópolis do Aguapeí

Passeata realizada em março deste ano percorreu algumas ruas

O setor da Saúde de Santópolis do Aguapeí tem desenvolvido constantemente ações preventivas no combate ao surgimento de escorpiões e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Conforme informou o coordenador do PEAa (Plano de Erradicação do Aedes aegypti) do município, Roberto Siriane Francischini, até o mês de maio deste ano foram registrados 26 casos suspeitos de dengue e três positivos. Até o momento não há casos de chikungunya e zika vírus.

De acordo com Roberto, a demora em receber os exames enviados ao laboratório Adolfo Lutz tem dificultado saber se há mais algum morador infectado pelo Ades aegypti. “Creio que devido a quantidade de casos positivos na cidade de Araçatuba e Birigui, a demanda foi muito grande, levando a demora destes resultados”, mencionou.

Já no ano passado, foram registrados 113 casos suspeitos de dengue e 46 casos positivos, segundo dados do setor da Saúde do município. “O último caso registrado no ano passado foi em novembro, ocasião em que o paciente realizou o exame em clínica particular e a mesma notificou a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), tornando, assim, mais rápido o bloqueio desta doença, sendo este trabalho realizado pelo município após autorização da Sucen. O uso indiscriminado de inseticida pode deixar o inseto resistente e tornar difícil o seu controle”, explicou Roberto.

O coordenador do PEAa disse ainda que os agentes comunitários de saúde e o agente de endemias intensificaram as buscas por locais que propiciavam o acúmulo de água, assim como terrenos baldios, imóveis desabitados, bocas de lobos e de galerias pluviais tiveram atenção redobrada destes profissionais.

Conscientização nas escolas

O trabalho de conscientização não é feito apenas aos adultos. As crianças e adolescentes da rede municipal e estadual de ensino também são alvos das campanhas preventivas.

Segundo o coordenador do PEAa, os resultados das ações são visíveis. “Já teve alunos que nos trouxe amostras de larvas do Aedes aegypti e também nos informaram sobre locais onde havia criadouros enormes. Com certeza, vários adultos passaram pelo local e não demonstraram tal atitude”, comentou.

Roberto disse ainda que o município realizou, em parceria com o governo do Estado, um trabalho em 1.918 imóveis, cujas visitas aconteceram aos sábados pelo fato de ser mais fácil encontrar os moradores em suas residências.

“Aproveito para agradecer a todos que colaboraram e abriram as portas de suas casas para que a vistoria fosse realizada e, assim, retirados os possíveis criadouros do Aedes aegypti. Com esta ação, conseguirmos barrar o aumento de casos de dengue em nosso município”, declarou.

Escorpiões

O surgimento e ataque de escorpiões também têm sido alvo de campanhas preventivas. De acordo com a Sucen municipal, até maio deste ano foram registrados três ataques de escorpiões a pessoas com idade entre 40 e 50 anos.

No ano passado, dez pessoas foram atacadas por escorpiões. Entre as vítimas estão pessoas entre 6 a 50 anos de idade, segundo informações do órgão municipal. “Procuramos intensificar nossas tarefas nas crianças, por serem mais vulneráveis a um ataque”, disse o coordenador do PEAa.

“Os trabalhos são realizados nas escolas municipais, e estes sim são os reais responsáveis por um trabalho ser de qualidade, pois se tem um interesse muito grande em aprender e entender o que ali esta sendo demonstrado”, acrescentou Roberto.

Em novembro do ano passado, três agentes comunitários de saúde visitaram as salas de aula da Emei Kenkiti Kimura e a Emeb Prof. Minas Barganian com amostras de escorpiões mortos. O objetivo foi mostrar e explicar aos alunos como são estes animais.

No dia 7 de abril deste ano, um adolescente de 16 anos, morador de Guaraçaí - na região de Araçatuba-, morreu depois de ter ficado um mês internado por causa da picada de um escorpião. Ele foi picado na mão quando ajudava em um carregamento de eucalipto.

Não há registro de morte causada por escorpião no município de Santópolis.