De todos os lugares onde eu estive, aqui fui mais feliz, afirma monsenhor Arnaldo


Local pelo qual o futuro bispo se refere é o município de Gabriel Monteiro

18/06/2016 22:30 - Atualizado em 14/07/2016 08:26 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Monsenhor Arnaldo entre os bispos dom Sérgio (esq.) e dom José

“Gabriel Monteiro foi a 14ª cidade que já morei e, entre elas, foi a menor. No entanto, de todos os lugares onde eu estive, aqui fui mais feliz”. Esta fala é do monsenhor Arnaldo Carvalheiro Neto e foi dita no último dia 14 durante uma missa que celebrou o encontro das dioceses de Araçatuba e Itapeva (SP).

O encontro aconteceu na igreja matriz de São Pedro Apóstolo, em Gabriel Monteiro, município onde Arnaldo Carvalheiro Neto foi padre desde abril de 2007 até o dia 4 de maio deste ano, ocasião em que foi nomeado bispo coadjutor da Diocese de Itapeva pelo papa Francisco.

Durante a homilia, o monsenhor Arnaldo não economizou nos elogios ao município onde, inclusive, foi homenageado há três anos com o título de Cidadão Monteirense pela Câmara de Vereadores. A homenagem aconteceu na igreja matriz, no dia do padroeiro da cidade. “Tenho muito orgulho deste título que recebi”, frisou.

E acrescentou: “Aqui é maravilhoso. A comunidade conquistou meu coração. Vou para Itapeva com o coração transbordando de alegria. Com certeza sentirei muita saudade deste povo tão acolhedor”.

O monsenhor Arnaldo fez questão de enaltecer aos bispos dom José Moreira de Melo, de Itapeva, e dom Sérgio Krzywy, de Araçatuba, algumas qualidades em que o município de Gabriel Monteiro se destaca entre as cidades brasileiras.

“No primeiro semestre do ano passado, nossa cidade ocupou a 23ª posição das 35 cidades igualitárias do Brasil, onde foram avaliados sete indicadores, sendo: pobreza, emprego, desigualdade, alfabetização, escolaridade, juventude e violência”, frisou o futuro bispo.

Neste caso, a informação mencionada pelo monsenhor Arnaldo foi divulgada em abril de 2015 pelo Atlas da Exclusão Social no Brasil, que avaliou dados retirados dos censos demográficos do IBGE de 2000 e 2010, enquanto que os dados sobre violência foram obtidos por meio do Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde.

“Mas não paramos por aí. Também no final do ano passado, a EE Antonio Kassawara Katutok foi classificada em primeiro lugar no Estado de São Paulo como ‘Escola Destaque 2015-2016’ e representou a região Sudeste do país, ficando entre as cinco melhores escolas do Brasil em gestão escolar”, exaltou o futuro bispo coadjutor de Itapeva.

O monsenhor Arnaldo mencionou sobre a tradicional quermesse em louvor ao padroeiro e convidou dom José a visitar o município para conhecer a Festa de São Pedro.

Ordenação episcopal

Como ainda não foi ordenado bispo, Arnaldo Carvalheiro Neto atualmente detém o título de monsenhor - e não mais de padre. Sua ordenação está marcada para o dia 17 de julho (domingo), às 15h, na capela de Nossa Senhora Auxiliadora, no UniSalesiano, em Araçatuba, localizado na rodovia Senador Teotônio Vilela.

GALERIA DE FOTOS