Moradores de Piacatu voltam a reclamar de fumaça vinda do antigo lixão; Prefeitura toma providências


Prefeitura reafirma que nenhum funcionário está autorizado a colocar fogo e avisa que galhos de árvores não serão mais descartados naquele local

25/07/2016 19:06 - Atualizado em 02/08/2016 14:13 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Piacatu

Máquinas da Prefeitura estiveram pela manhã para eliminar fumaça

Moradores de Piacatu, principalmente aqueles que residem nas proximidades do Cemitério Municipal Emílio Spadari, ficaram irritados com a fumaça vinda do antigo lixão, localizado atrás do cemitério. O Comunicativo, novamente, flagrou o episódio nesse dia 22 (sexta-feira), por volta das 17h.

O antigo lixão de Piacatu foi desativado em maio de 1999 e, desde então, a área é utilizada para descarte de entulhos de construção civil e galhos de árvores. Porém, em nota a Prefeitura informou que os galhos de árvores não serão mais descartados no local para evitar novos focos de fumaça.

A reportagem esteve no local onde havia o foco de fumaça juntamente com o responsável pelo setor de Meio Ambiente do município, Thiago Scapatichi. Ele explicou que o caminhão-pipa da Prefeitura esteve no local para conter a fumaça.

Como a fumaça persistiu no dia seguinte (23), Scapatichi informou que o caminhão-pipa esteve no local por seis vezes, sendo cada vez contendo 12 mil litros de água. Não havia fogo, mas, sim, fumaça. No domingo (24), o caminhão-pipa voltou ao local por mais duas vezes.

Conforme constatou a reportagem durante visita ao antigo lixão na tarde de hoje (25), a fumaça persiste devido haver pequenos espaços entre os entulhos de construção civil e galhos de árvores, os quais estão descartados em um monte que mede aproximadamente seis metros de altura.

Mesmo jogando água para apagar a fumaça, a ventilação que adentra no entulho faz com que ocorram novos focos de fumaça, uma vez que o jato d’água não alcança o interior do entulho que está misturado com os galhos e troncos de árvores.

Na manhã de hoje, além do caminhão-pipa da Prefeitura, esteve no local uma retroescavadeira para mexer no entulho, de modo que a água pudesse chegar ao foco da fumaça. A ação também contou com o auxílio de uma pá-carregadeira.

No local também há um barracão utilizado na separação de materiais recicláveis, mas o fogo não atingiu. O barracão pertence à Prefeitura, mas está cedido em forma de comodato ao morador Manoel Muniz, que utiliza o local para separar e armazenar materiais recicláveis.

A Prefeitura reafirmou em nota que “nenhum funcionário está autorizado a colocar fogo no local”, assim como avisou que a pessoa que for pega colocando fogo no local ou descartando materiais sem autorização, a mesma será autuada e sofrerá as sanções previstas em lei.

Em caso de surgirem novos focos de fumaça no local ou em algum outro ponto da cidade, a Prefeitura orienta a população a entrar em contato pelo telefone (18) 3693.9300 durante a semana, em horário comercial, ou com o fiscal de serviços gerais, João Mendonça.

GALERIA DE FOTOS