Dom Arnaldo é o segundo bispo ordenado na Diocese de Araçatuba


Antes de ser nomeado bispo pelo papa Francisco, Arnaldo foi padre em Gabriel Monteiro desde 2007

28/07/2016 10:32 - Atualizado em 09/08/2016 16:17 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Bispo ordenante dom Sérgio colocando a mitra em dom Arnaldo

A Diocese de Araçatuba realizou a segunda ordenação episcopal de sua história no último dia 17. Na ocasião, o então padre Arnaldo Carvalheiro Neto, 49 anos, pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Gabriel Monteiro, foi ordenado bispo.

A celebração teve como bispo ordenante dom Sérgio Krzywy - bispo da Diocese de Araçatuba -, e como bispos coordenantes dom José Moreira de Melo - bispo da Diocese de Itapeva (SP) - e dom Irineu Danelon - bispo emérito da Diocese de Lins.

A ordenação episcopal aconteceu na capela de Nossa Senhora Auxiliadora, no UniSalesiano, em Araçatuba, localizado na rodovia Senador Teotônio Vilela. Aproximadamente 150 religiosos - entre bispos, padres, diáconos e seminaristas - participaram da ordenação. Ao todo, cerca de mil pessoas acompanharam a celebração.

Arnaldo Carvalheiro Neto estava como padre da igreja matriz de São Pedro Apóstolo, em Gabriel Monteiro, desde 2007. Ele foi nomeado bispo pelo papa Francisco no dia 4 de maio deste ano. Seu lema episcopal é “Servi ao Senhor com Alegria”, extraído do Salmo 99 (100).

Primeiro discurso

Em seu primeiro discurso como bispo, dom Arnaldo se lembrou da sua trajetória desde sua decisão em estudar para padre até ser nomeado bispo. “Nunca imaginara que eu pudesse ser chamado para o episcopado”, mencionou.

Dom Arnaldo disse ter relutado ao convite feito pelo núncio apostólico no Brasil - o arcebispo italiano dom Giovanni D’Aniello - em nome do papa Francisco.

“Pedi a Deus um sinal e serenidade ao coração. E Deus foi muito generoso comigo, respondendo-me com muitos sinais e dando-me uma grande paz. Acatei o Seu desejo de servi-Lo e assim vou fazer com todo o meu coração e com todas as minhas forças”, completou dom Arnaldo.

Em Itapeva (SP)

Após ser ordenado bispo, dom Arnaldo foi apresentado como bispo-coadjutor da Diocese de Itapeva (SP) na manhã do último dia 24 (domingo), na catedral de Sant’Ana, no município de Itapeva.

Dom Arnaldo celebrou sua primeira missa na festa da padroeira da Diocese de Itapeva, Sant’Ana, celebrada na terça-feira (26).

Primeira ordenação episcopal na Diocese de Araçatuba

De acordo com documentos obtidos pela Cúria Diocesana de Lins, a primeira ordenação episcopal realizada pela Diocese de Araçatuba aconteceu em 25 de fevereiro de 1996.

Na ocasião, o então monsenhor Eugênio (Eugène) Lambert Adrian Rixen foi ordenado bispo por dom José Carlos Castanho de Almeida - então bispo da Diocese de Araçatuba.

Dom José Carlos Castanho de Almeida - hoje bispo emérito - foi o primeiro bispo da Diocese de Araçatuba, a qual foi instalada em 23 de março de 1994, desmembrando da Diocese de Lins.

GALERIA DE FOTOS