Artesãos de Piacatu têm local para expor e comercializar os trabalhos


Exposição permanente possibilita maior divulgação da produção artesanal da cidade

27/09/2016 08:47 - Atualizado em 21/10/2016 22:51 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo

Feira permanente expõe trabalhos feitos com vários materiais

Desde o dia 3 de junho deste ano, os artesãos de Piacatu contam com um espaço para expor e comercializar seus trabalhos. As peças artesanais ficam expostas na sede da Divisão Municipal da Cultura, localizada em frente ao Terminal Rodoviário.

Ao todo, 12 artesãos expõem seus trabalhos no local, que fica aberto de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, aos sábados das 8h às 17h e aos domingos das 8h às 11h.

As peças artesanais são produzidas em materiais diversos, entre eles madeira, pintura em tela e em piso, pintura de guardanapos, crochê, móveis restaurados, trabalhos feitos em bambu e materiais recicláveis, peças em EVA - desde vaso a capa de caderno - e MDF (Medium Density Fiberboard), que é uma sigla internacional que significa placa de fibra de média densidade, oriunda da madeira e fabricado com resinas sintéticas.

A artesã Neide Carvalho é a presidente do grupo, a qual foi escolhida pelos demais integrantes para representa-los junto à Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), que é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho.

O agente cooperador da Sutaco em Piacatu, Lucas Viana, disse que se houver algum artesão do município que queira expor seus trabalhos, o mesmo deverá procurar o setor da Cultura para realizar o cadastro.

No entanto, Viana adianta que para fazer parte da Sutaco o artesão tem que fazer o a peça artesanal em sua frente ou levá-la em três etapas, sendo uma terminada, uma pela metade e outra no começo, de modo que ele possa comprovar que o artesanato é feito pela pessoa que pretende integrar ao grupo de artesãos.

“Isso são normas da Sutaco para que o cadastro seja realizado. Para isso, a pessoa deve trazer RG e CPF, uma foto 3x4 e comprovante de residência para que a Sutaco emita a carteirinha”, explicou o agente cooperador.

Viana diz que a carteirinha da Sutaco é um documento oficial que o identifica o cadastrado como profissional do artesanato. “Com ela o artesão pode ter acesso aos serviços prestados pela autarquia e emitir nota fiscal sem ICMS, comercializar seus produtos em nossas lojas e feiras, participar do edital para contratação de professores de artesanato e ter seus produtos divulgados no site e redes sociais da Sutaco”, explica.

Artesãos de Piacatu são cadastrados na Sutaco

Dos 12 artesãos que expõem seus trabalhos na feira do artesanato, sete deles fazem parte da Sutaco, enquanto que os demais estão providenciando a documentação exigida, informa o agente cooperador.

“Todos já passaram pela fase de teste do domínio artesanal; só falta o documento deles para que eu enviar o pedido solicitando as carteirinhas”, frisa Viana.

A carteirinha é emitida gratuitamente mediante a apresentação dos documentos, foto e demonstração do domínio da técnica artesanal.

GALERIA DE FOTOS