Câmara de Gabriel Monteiro teve renovação dos nove vereadores


Esta é a primeira vez na história da cidade em que nenhum vereador conseguiu reeleger-se

04/10/2016 22:29 - Atualizado em 07/11/2016 08:19 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Dos nove vereadores que compõem a Câmara de Gabriel Monteiro, nenhum deles foi reeleito na eleição do dia 2 deste mês. De acordo com registros do Legislativo local, esta é a primeira vez na história do município em que houve 100% de renovação dos vereadores.

Conforme dados fornecidos pela Secretaria da Câmara de Gabriel Monteiro, em duas ocasiões foram reeleitos apenas um vereador, sendo Mariano Rodrigues (Arena) na eleição de 1976 e José Vidoto no pleito de 1992, ocasião em que foi reeleito pelo PMDB. Atualmente José Vidoto é vice-prefeito pelo PSDB.

Mas para ter ocorrido esta renovação geral, houve alguns fatores que contribuíram para este resultado. Na eleição deste ano, dos nove vereadores, sete deles não tentaram a reeleição, ficando apenas dois na disputa eleitoral.

Dos sete vereadores que não tentaram a reeleição neste ano, dois deles foram candidatos a vice-prefeito, sendo: Belquior Soares de Azevedo, o Branco Galina (PSDB), e Maria Caime Peccim Ribeiro, a Carminha (DEM), e Vanderlei Antoninho Mendonça, o Coca (PSDB), como candidato a prefeito. No caso de Coca e Branco Galina, eles foram eleitos prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

Renovação na região

Em Bilac, dos oito vereadores que tentaram a reeleição, cinco conseguiram permanecer na Câmara para a próxima legislatura. Já em Clementina, apenas dois vereadores não concorreram à reeleição e, entre os sete que disputaram, apenas três deles foram reeleitos.

Dos nove vereadores de Piacatu, três deles não disputaram a reeleição. Entre os seis parlamentares que concorreram ao pleito, apenas um não foi reeleito e cinco foram reconduzidos ao cargo.

Em Santópolis do Aguapeí, apenas dois vereadores não tentaram a reeleição, enquanto que os outros sete entraram na disputa. Porém, somente quatro deles tiveram êxito nas urnas e foram reeleitos.

De modo geral, das 45 vagas para vereador entre as cinco Câmaras municipais, 37,8% (17) delas tiveram seus postulantes reconduzidos ao cargo por mais quatro anos.

Na eleição deste ano, ⅓ (33,3%) dos vereadores das cinco cidades onde circula o Comunicativo não concorreram à reeleição, totalizando 15 parlamentares.

Por outro lado, tiveram 193 candidatos a vereador na disputa deste ano entre estes cinco municípios, sendo Gabriel Monteiro com a maior quantidade de candidatos: 46. Na verdade, eram 49, mas houve três renúncias.

Na sequência foi Piacatu, com 43 candidaturas, e Santópolis do Aguapeí, com 38. Já em Clementina foram 36 postulantes a vereador e, em Bilac, 30. Os dados foram obtidos no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Prefeito mais jovem

O prefeito eleito mais jovem do Brasil nesta eleição é Leonardo José Caldas Lima (PRB), 21 anos. Ele foi eleito prefeito do município de Milagres do Maranhão (MA), com pouco mais de oito mil habitantes, localizado na região norte do Estado.

Leonardo, que foi apoiado pelo prefeito, é filho da secretária municipal da Saúde. Ele teve 52,44% dos votos válidos. “Para dizer a verdade, sempre tive vontade de ser candidato a vereador. Não pensava em ser prefeito tão rápido”, disse.