Aos 104 anos, dona Mitsu ainda faz bordado e costura


Índice de envelhecimento em Gabriel Monteiro supera região e o Estado de SP

29/10/2016 15:21 - Atualizado em 22/11/2016 08:52 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Japonesa com 104 anos prova que idade não a impede de costurar

Moradora que é símbolo da longevidade e qualidade de vida em Gabriel Monteiro, a japonesa Mitsu Takahashi completou 104 anos no último dia 26. A centenária recebeu a reportagem do Comunicativo em sua casa nesse dia 28, dois dias após seu aniversário.

Enquanto aguardávamos a matriarca da família Takahashi na sala, suas filhas Reiko Hanzawa, 75 anos, e Masae Omori, 65 anos, recepcionaram a reportagem.

Com uma bengala na mão, dona Mitsu aponta sorrindo e cumprimenta o jornalista Otávio Manhani e a psicóloga do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) de Gabriel Monteiro, Érica Juliana Paschoal Babeto, que foi quem agendou a entrevista com a centenária.

Como a centenária fala poucas palavras em português, as filhas intermediaram a entrevista. Dona Mitsu conta que a maior parte de sua vida morou na zona rural onde, além dos afazeres domésticos, trabalhava em diversas lavouras, como algodão, amendoim, arroz, café, milho, soja, entre outras.

Ela diz que dos nove filhos que teve, apenas um nasceu no Japão. E para manter a cultura japonesa, ela e o marido, Jirota Takahashi (1901-1968), revezavam para ensinar os filhos a aprender o idioma japonês. “Era uma professora de mão cheia”, garantem as filhas.

Em 2011, por ocasião do aniversário de 99 anos de dona Mitsu, a filha Masae reuniu fotos da família Takahashi e informações e escreveu um livro, intitulado Mitsu Takahashi.

Durante a entrevista, a centenária fez questão de mostrar à reportagem que ainda risca e borda guardanapos e toalhas e que utiliza retalhos para fazer tapetes e almofadas. Sim, dona Mitsu costura aos 104 anos. E ela demonstrou ao Comunicativo que sabe.

De acordo com as filhas, dona Mitsu gosta de presentear seus familiares com as peças feitas por ela.

Breve biografia

Mitsu Takahashi nasceu em 26 de outubro de 1912 na cidade de Shibata, na província de Niigata, que fica a 361 quilômetros de Tokyo, no Japão.

Em 29 de janeiro de 1935, embarcou de navio na cidade de Kobe (528 quilômetros de Tokyo) com destino ao Brasil, onde desembarcou na cidade de Santos (SP) em 24 de março com o marido Jirota Takahashi e o primeiro filho.

Da cidade de Santos o casal foi para o município de Catanduva (SP), onde morou na zona rural e teve outros dois filhos. Em 1939, o casal mudou para o então povoado de Nova Olímpia (hoje Gabriel Monteiro), onde morou em um sítio de um tio de Mitsu.

Em Gabriel Monteiro, onde permanece até hoje, Mitsu teve outros seis filhos com o marido que, em 1968, morreu aos 67 anos. Ao todo são nove filhos, sendo cinco homens e quatro mulheres. Hoje a centenária já tem 35 netos e 33 bisnetos.

Dados estatísticos

O município, que completa 78 anos de fundação no dia 3 de novembro, também se destaca na qualidade de vida para os idosos, conforme revela os dados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).

Gabriel Monteiro possui 20,35% da população com 60 anos ou mais. Já na região de Araçatuba o índice é de 15,81% e de 13,60% no Estado de São Paulo.

O município também supera o índice de envelhecimento, que em Gabriel Monteiro é de 134,23%. Na região de Araçatuba, o percentual é de 90,61%. Já no Estado de São Paulo, o índice é de 69,78%. Ambos os dados são deste ano.