Vereadores eleitos articulam para disputar a presidência da Câmara


Em Bilac, composição da Mesa-diretora já está definida para biênio 2017-2018

23/12/2016 08:05 - Atualizado em 31/12/2016 20:08 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

A poucos dias da posse dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que foram eleitos em outubro deste ano, a movimentação nas Câmaras Municipais têm sido intensa. Isso porque além da posse também será definido que ocupará a presidência da Câmara.

Em Bilac, por exemplo, o próximo presidente do Legislativo para o biênio 2017-2018 já está definido: será o vereador reeleito Ocimar Rodrigues Vieira, o Fu (PSDB). O grupo político elegeu cinco dos nove vereadores que irão compor a Câmara.

Como será maioria na Câmara, possivelmente não haverá surpresa no dia da eleição da escolha da Mesa-diretora. Além do vereador Fu como candidato a presidente, o vice-presidente será o vereador reeleito Osmir Ramos Avanço, o Mí da Farmácia; a primeira-secretária a vereadora eleita Elenice Montoro Ramos; e o segundo-secretário o vereador eleito Rogério Alves Galvani, o Gerarda; todos do PSDB.

Apoio da oposição

Já em Clementina, o grupo que reelegeu a prefeita Célia Conceição Freitas Galhardo (DEM) também elegeu maioria dos vereadores. Porém, o grupo formado por cinco vereadores já enfrenta um racha interno mesmo antes da posse, que será no dia 1º de janeiro.

Os vereadores reeleitos José Francisco Lima Filho, o Zé Grandão (DEM), e José Alexandre Zanini, o Zé Cabrita (PV), buscam apoio para ocupar a presidência da Câmara para os próximos dois anos. Zé Grandão é o atual presidente do Legislativo e Zé Cabrita também já ocupou o cargo entre 2011 a julho de 2012.

Como ambos são do mesmo grupo político, conversas de bastidores dizem que Zé Grandão teria feito acordo com os vereadores eleitos da oposição para disputar a cadeira presidencial. A reportagem entrou em contato por telefone com Zé Grandão para verificar se a informação procede. Porém, não conseguimos falar com ele.

Câmara renovada

Com uma Câmara renovada por completo nessa eleição de outubro, o grupo que faz oposição ao prefeito eleito Vanderlei Antoninho Mendonça, o Coca (PSDB), já se articulou e montou uma chapa para concorrer à presidência do Legislativo de Gabriel Monteiro.

A chapa, que deve ser protocolada nos próximos dias, é encabeçada pela vereadora eleita Elisabete Peres Borin, a Cuca (PV), que terá como candidato a vice-presidente Valdecir dos Santos (DEM). Já o grupo que integra a base de governo segue indefinido quanto a uma candidatura.

Ex-presidentes

Piacatu, por sua vez, enfrentava situação semelhante à de Clementina até uns dias atrás, ocasião em que dois ex-presidentes da Câmara que integram a base de apoio ao prefeito eleito Euclasio Garrutti (DEM) se dispuseram a pleitear a presidência do Legislativo.

Edson Roberto Mainhani, o Beto (PPS), ocupou o cargo entre 2011-2012, enquanto que Deivid Lemes Ferraz, o Deivão (PSD), presidiu a Câmara entre 2013-2014. Porém, em acordo firmado recentemente, foi decidido lançar a candidatura de Beto como presidente.

Com relação ao grupo que faz oposição, a informação é que uma provável candidatura à presidência permanece indefinida. No entanto, o grupo adiantou que até o dia da posse deverá se reunir par as negociações.

Chapa única

Em Santópolis do Aguapeí, até o momento apenas uma chapa foi protocolada na secretaria da Câmara, a qual é encabeçada pelo vereador reeleito Olívio de Carvalho (PV) que, inclusive, já ocupou a presidência do Legislativo em 2011 e 2013.

Em Santópolis do Aguapeí, a eleição para a presidência da Câmara é anual e, segundo o Regimento Interno, não há reeleição.

A posse dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos será no dia 1º de janeiro, às 10h. Exceto em Piacatu, cuja posse será no dia 31 deste mês, às 17h, na Câmara Municipal.