Após obras, Clube das Paineiras é reinaugurado em Clementina


Desativado por uma década, clube que foi construído por imigrantes japoneses é reativado para eventos

22/12/2016 19:40 - Atualizado em 13/01/2017 07:28 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Entrada do Clube das Paineiras visto por uma das laterais

Pouco mais de uma década após ser desativado, o Clube das Paineiras, de Clementina, foi reaberto para eventos. O local foi reinaugurado no dia 17 deste mês pela prefeita Célia Conceição Freitas Galhardo (DEM) que, inclusive, completou aniversário no mesmo dia.

A obra, que teve início em outubro do ano passado, teve um investimento no valor de quase R$ 2,5 milhões, sendo R$ 2,479 milhões por meio do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos).

Entre os discursos das autoridades, houve apresentação de quatro danças típicas japonesas, sendo apresentadas pela Associação das Senhoras Nipo-brasileiras, de Araçatuba.

Em sua fala, o vice-prefeito Gilson Roberto Rodrigues Criolézio (PV) aproveitou para mandar um recado a algumas pessoas que ainda não aceitaram a derrota nas urnas e torcem contra o governo Célia. “Respeitem o voto popular e torçam pelo bem de Clementina. Vocês me desculpem. Talvez este não seja o momento, mas é para meia dúzia [de pessoas] só”.

E seguiu: “Eu tenho certeza que esse povo que está aqui [na inauguração], inclusive os vereadores eleitos, todos eles, sem exceção, torcem por Clementina e vão fazer uma grande administração nos próximos quatro anos”. Célia foi reeleita neste ano com 51,87% dos votos válidos e a coligação adversária entrou com três ações contra ela. Porém, a Justiça Eleitoral de Birigui julgou todas improcedentes.

Já a prefeita destacou em seu discurso a questão do resgate histórico tanto do clube quanto da colônia japonesa. “Quem não tem guardado na memória o primeiro baile, a primeira formatura, o primeiro carnaval, enfim, algum momento bom vivido aqui neste clube?”, questionou.

Célia citou que quando passava pelo local e via o clube abandonado, também via a história se acabando. Ela disse que quando foi vereadora até sugeriu uma solução, mas como não dependia exclusivamente dela, não obteve êxito.

“Quando eu ingressei como prefeita, uma das prioridades foi a de reformar, revitalizar e lembrar a história, que iniciou com os japoneses. E foi com esta determinação que nós conquistamos mais este espaço para todos”, finalizou Célia.

O Clube das Paineiras recebeu este nome porque na época havia várias árvores da paineira nas proximidades do clube ainda em construção e, também, devido suas flores lembrarem as flores das cerejeiras, árvores típicas no Japão.

GALERIA DE FOTOS