Clube das Paineiras abriga memorial em homenagem à colônia japonesa da cidade


Reativação de clube foi uma promessa da prefeita ao cônsul-geral do Japão durante visita a Clementina

23/12/2016 19:54 - Atualizado em 18/01/2017 10:20 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Memorial expõe alguns objetos e fotos antigas da colônia japonesa

Reinaugurado no dia 17 deste mês após ter ficado desativado por pouco mais de uma década, o Clube das Paineiras, de Clementina, agora abriga um memorial exclusivo em homenagem à colônia japonesa da cidade.

Nas paredes do salão, há fotos de momentos históricos da colônia japonesa em Clementina, assim como da época em que foi fundada a Associação Paineira Nova Promissão, em 1930. Já a sede do Clube das Paineiras foi inaugurada em 1950.

Além de fotos que preservam a história dos imigrantes japoneses na cidade, o local conta com expositores espalhados no centro do salão onde estão expostos alguns trajes utilizados em danças, um oratório e livro de oração japonês.

Também estão expostos alguns objetos, entre eles as ferramentas que foram utilizadas pelos japoneses na construção do madeiramento do clube. Os objetos foram doados ao memorial pelo presidente da colônia japonesa local, Mário Kimura, 88 anos.

Em seu discurso durante a reinauguração do clube, Sérgio Kimura se lembrou de uma história que seu pai, Mário, contou sobre a época em que o Clube das Paineiras estava sendo construído. “Meu avô não deixou meu pai comprar uma bicicleta quando ele ainda era adolescente. Ele disse que era para doar o dinheiro da bicicleta para ajudar na construção do clube. E até hoje ele não sabe andar de bicicleta”, brincou. O relato recebeu aplausos do público.

Promessa

Em maio de 2013, a prefeita Célia Conceição Freitas Galhardo (DEM) recebeu em seu gabinete a visita do então cônsul-geral do Japão, Noriteru Fukushima.

Na ocasião, entre representantes da colônia japonesa e alguns vereadores, a prefeita Célia prometeu ao cônsul que iria reconstruir o Clube das Paineiras em homenagem à colônia japonesa de Clementina.

GALERIA DE FOTOS