O nosso investimento será nas pessoas, garante prefeito Coca


Confira o discurso de posse do prefeito Vanderlei Mendonça abaixo, na íntegra

05/01/2017 12:35 - Atualizado em 07/02/2017 14:33 | Por: Otávio Manhani

Ricardo Ércoles/Colaborador

Prefeito Vanderlei Mendonça, o Coca, em seu primeiro discurso

Em seu primeiro discurso como prefeito de Gabriel Monteiro, Vanderlei Antoninho Mendonça, o Coca (PSDB), deixou claro que seu governo trabalhará para que as riquezas geradas no município sejam destinadas a corrigir as injustiças sociais da pobreza. “O nosso investimento será nas pessoas”, frisou.

“Assumo hoje o cargo de prefeito de Gabriel Monteiro com a plena consciência que grande parte dessa conquista é decorrência da oportunidade gerada muitos anos atrás. Carrego no meu sangue a minha história de vida, a história da minha família, com todas as suas marcas de superação”, acrescentou Coca.

O prefeito ressaltou que a oportunidade é um importante agente de transformação social, mas que, sozinha, perde a sua força. “Se a oportunidade surge, mas você não está preparado, a oportunidade se reverte em frustração. Por isso, a oportunidade deve sempre caminhar de mãos dadas com outras duas palavras de especial importância: trabalho e determinação”, disse.

Coca antecipou que a Educação será a base de seu governo. “Só através da Educação que vamos garantir que nossas crianças e nossos jovens tenham um futuro promissor, repleto de oportunidades”, destacou.

E acrescentou: “Não serei um prefeito confinado no gabinete. Quero respirar o oxigênio das ruas, conhecer pessoalmente as necessidades dos moradores e buscar em conjunto as soluções para os problemas da cidade. Gosto de gente, por isso gosto de política”.

“Temos que cuidar das pessoas, inovar no jeito de governar e avançar nas conquistas. Para isso, serei rigoroso no controle dos gastos públicos. Exigirei qualidade, eficácia e eficiência nos serviços oferecidos à população”, prometeu o prefeito.

“Estou preparado para governar a cidade. Os desafios são muitos, mas as oportunidades também são diversas. Sei que temos muito trabalho pela frente, mas temos também disposição, experiência e a vontade de realizá-lo com qualidade”, finalizou Coca.

Confira o discurso do prefeito Vanderlei Mendonça, o Coca, na íntegra

Prezado presidente dessa sessão da Câmara, vice-prefeito, vereadores, convidados e povo monteirense.

Uma história é composta por fatos e personagens. Há momentos, no entanto, que nem os mais sábios dos escritores conseguem expressar em letras e frases momentos especiais de nossas vidas.

Um prefeito não é o único agente de transformação, do desenvolvimento necessário e desejado. Ele é parte da grande mudança. É o funcionário público número 1 com o compromisso de liderar um governo que deve servir a sociedade.

Hoje, nesta casa de leis, diante de vereadores, amigos, familiares e de todos os monteirenses presentes nessa cerimônia democrática e festiva, fica difícil sintetizar em poucas palavras a alegria desse ato.

A posse simboliza a materialização de um sonho que se tornou possível no dia 2 de outubro de 2016, quando aproximadamente 41% dos eleitores nos garantiram o direito de governar a cidade. Agradeço de coração a confiança destes 945 monteirenses!

Com uma campanha limpa e propositiva, vencemos em todas as urnas com ampla maioria dos votos.

Nesta Terra está a minha vida, a minha história, meu passado, presente e futuro. É indescritível a sensação de poder retribuir à cidade tudo aquilo que recebemos quando nascemos e herdamos a história de vida dos nossos antepassados.

Gabriel Monteiro orgulha da sua história, dos homens que a colocaram como referência no Estado de São Paulo. Um sentimento que não podemos e não devemos trair.

Tenho 48 anos de idade e pouco mais de 20 anos de vida pública. Aprendi que as palavras, quando sustentadas por atitudes, têm o poder de mudar o destino das pessoas. Elas quebram barreiras e abrem novos caminhos.

Das muitas palavras que fazem parte do meu dia-a-dia, uma tem um significado muito especial. Ela sintetiza o que foi a história da minha família e, por consequência, a minha vida. Essa palavra é a oportunidade.

Assumo hoje o cargo de prefeito de Gabriel Monteiro com a plena consciência que grande parte dessa conquista é decorrência da oportunidade gerada muitos anos atrás. Aliás, antes mesmo da minha própria existência.

Carrego no meu sangue a minha história de vida, a história da minha família, com todas as suas marcas de superação.

A oportunidade é um importante agente de transformação social. Porém, sozinha, perde a sua força. Se a oportunidade surge, mas você não está preparado, a oportunidade se reverte em frustração.

Por isso, a oportunidade deve sempre caminhar de mãos dadas com outras duas palavras de especial importância: trabalho e determinação.

Nesta Casa de Leis iniciei aos 23 anos a minha caminhada na vida pública, quando me elegi vereador pela primeira vez. Tive a oportunidade de começar a aprender muito sobre a política e a felicidade de colocar em prática esses ensinamentos.

Como resultado de todo esse trabalho, surgiu a oportunidade de disputar essa eleição de 2016, com mérito da vitória.

Faço questão de ressaltar esta trajetória primeiro para agradecer e reconhecer a todos que me apoiaram nesta caminhada e contribuíram para que eu esteja aqui no dia de hoje. O caminho foi árduo, mas tive um grande mestre e excelentes professores. Aprendi muito nesses 20 anos de atividade pública. Estou preparado para governar a cidade.

Os desafios são muitos, mas as oportunidades também são diversas.

Como prefeito, vamos estimular os talentos, as capacidades, as vocações monteirenses que se revelam em todas as áreas do saber, a encontrar na nossa cidade espaço para se desenvolver.

Precisamos adequar a cidade com ações que assegurem a infraestrutura necessária para inclusão social sustentável e a melhoria da qualidade de vida.

O nosso investimento, porém, será nas pessoas. Que fique claro que o nosso governo irá trabalhar para que as riquezas aqui geradas sejam destinadas a corrigir as injustiças sociais da pobreza.

A educação será a base do nosso governo. Só através dela vamos garantir que nossas crianças e nossos jovens tenham um futuro promissor, repleto de oportunidades. Vamos trabalhar incansavelmente pela melhoria da qualidade da educação.

É nosso compromisso trabalhar para que a população receba atendimento digno e de qualidade na unidade básica de saúde do município e em seus encaminhamentos.

A área social será objeto de um grande esforço para que possamos conseguir um encaminhamento adequado para a população em situação desfavorável.

Avançaremos na implantação de projetos e ações voltadas ao meio ambiente e uma agricultura forte.

Buscarei o apoio do Poder Legislativo, o qual tenho profundo respeito e admiração. Até ontem fazia parte dessa Casa de Leis e sei da importância da convivência independente e harmônica entre os dois poderes.

Vamos dialogar com o Poder Judiciário, com o Ministério Público, para viabilizar questões quando estratégicas visando o desenvolvimento da nossa cidade. As entidades do terceiro setor, as instituições constituídas e todos aqueles que desejam o bem da nossa amada Gabriel Monteiro serão nossos parceiros nesta jornada.

Não serei um prefeito confinado no gabinete. Quero respirar o oxigênio das ruas. Conhecer pessoalmente as necessidades dos moradores e buscar em conjunto as soluções para os problemas da cidade.

Foi caminhando nas ruas, conversando olho no olho com as pessoas, que construí minha história. Não vou mudar, porque é assim que aprendi a trabalhar na vida pública. Gosto de gente, por isso, gosto da política.

Temos que cuidar das pessoas, inovar no jeito de governar e avançar nas conquistas. Para isso, serei rigoroso no controle dos gastos públicos. Exigirei qualidade, eficácia e eficiência nos serviços oferecidos à população.

Gabriel Monteiro não deve ser apenas a cidade da grande festa de São Pedro. Gabriel Monteiro precisa ser a melhor cidade para todos os monteirenses e os que a escolherem para viver.

Não vou pautar o governo para ser o melhor político de Gabriel Monteiro, mas para ser um dos melhores prefeitos da minha cidade.

Por fim, quero assegurar que entusiasmo não vai faltar em nosso trabalho, que começa com força total. Podem esperar um prefeito que vai trabalhar incansavelmente para construir uma cidade mais justa e mais feliz. Esta e minha missão! Não teremos medo de assumir posturas e tomar decisões. Temos um time empenhado em fazer com que Gabriel Monteiro seja mais do que a terra das oportunidades.

Queremos que a cidade tenha a marca das realizações. Essa é essência do governo. Não mediremos esforços para transformar vidas e pessoas, criando novas oportunidades para os que nasceram na cidade e os que a escolheram para chamar de sua.

Sei que temos muito trabalho pela frente, mas temos também a disposição, a experiência e a vontade de realizá-lo. Juntos, construiremos a Gabriel Monteiro que queremos: mais justa, mais bonita, mais humana.

Se ao final do meu governo eu puder andar nas ruas sozinho, olhar no olho de cada monteirense e receber o mesmo carinho e abraço que sempre recebi das pessoas mais humildes, terei a certeza que cumpri com dignidade o meu dever de prefeito.

Vamos trabalhar arduamente para que o monteirense seja o protagonista de sua própria história. Uma história repleta de conquistas e oportunidades, especialmente para aqueles que mais precisam. Muito obrigado!