Prefeitos conferem serviço de tapa-buracos em estrada vicinal, no trecho de Bilac


Trecho de 18,5 quilômetros foi recapeado em 2008 pelo governo do Estado

16/01/2017 15:47 - Atualizado em 18/02/2017 12:47 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Prefeito Coca e prefeito Vitor acompanhando serviço de tapa-buracos

Três dias após serem empossados prefeitos, no dia 4 de janeiro o prefeito de Gabriel Monteiro, Vanderlei Antoninho Mendonça, o Coca (PSDB), e o prefeito de Bilac, Vitor Osmar Botini (PSDB), acompanharam o serviço de tapa-buracos na estrada vicinal Vereador Pompílio Martinelli (SP-461), em Bilac.

A vicinal é utilizada diariamente por estudantes, trabalhadores e ambulâncias dos municípios de Gabriel Monteiro e Piacatu. Nas redes sociais é comum observar postagens feitas por pessoas que tiveram seus veículos parcialmente danificados devido à má conservação da estrada.

Embora o trecho mais crítico da via esteja no perímetro de Bilac, as Prefeituras de Gabriel Monteiro e Piacatu e uma usina sucroalcooleira de Clementina se uniram para tapar os buracos e, com isso, tentar reduzir os riscos de acidente naquele trecho.

Conforme apurou o Comunicativo, cada Prefeitura contribuiu com 10 toneladas de massa asfáltica além dos funcionários municipais para executar a operação tapa-buracos. Já a usina sucroalcooleira de Clementina forneceu 20 toneladas de massa asfáltica.

No ano passado, duas moradoras do município de Gabriel Monteiro organizaram um abaixo-assinado reivindicando o recapeamento e sinalização deste trecho. A petição pública superou 1,5 mil assinaturas, a qual foi entregue às prefeitas da época, Sueli Orsatti Saghabi (Bilac) e Renée Crema Vidoto (Gabriel Monteiro).

A proposta do abaixo-assinado teve como objetivo que as prefeitas anexassem o documento junto ao pedido de recuperação do trecho da SP-461, o qual foi enviado ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Também no ano passado, um empresário de Bilac pediu apoio das duas Prefeituras para que ambas fornecessem funcionários municipais e materiais para pintar as faixas do acostamento da vicinal, o que foi feito.

Apesar de a conservação deste trecho ser de responsabilidade da Prefeitura, em 2008 o governo do Estado investiu R$ 3,3 milhões na recuperação dos 18,5 quilômetros de estrada que liga os municípios de Gabriel Monteiro e Bilac.