Cidades registram aumento nos casos de furto e tráfico de drogas


Quantidade de pessoas presas em flagrante cresceu no primeiro trimestre deste ano; Clementina lidera

25/04/2017 21:29 - Atualizado em 07/06/2017 10:27 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Dados divulgados pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) mostram que houve um aumento nos casos de furto e tráfico de drogas entre os municípios onde circula o Comunicativo.

Os números disponíveis no site da SSP-SP são referentes ao primeiro trimestre deste ano, os quais foram comparados com os dados do mesmo período do ano passado.

Furto e roubo

No município de Bilac, a quantidade de furtos registrados neste primeiro trimestre foi igual ao do ano passado: 15. Já nos casos de roubo, a cidade registrou um caso neste ano, enquanto que no mesmo período de 2016 não teve nenhum.

Em Clementina, os casos de furto aumentaram 67% neste primeiro trimestre, passando de nove para 15 casos. O município de Gabriel Monteiro também teve um aumento de 2 para 5 casos de furto no mesmo período. Não houve registro de roubo em ambas as cidades nos períodos analisados.

No município de Piacatu, os casos de furto saltaram de seis para 13; representando um aumento de 117%. Já Santópolis do Aguapeí foi a única cidade a registrar queda no item furto: de 14 para 12 registros. Nos casos de roubo, Piacatu não teve registros em ambos os períodos, enquanto que Santópolis do Aguapeí houve dois casos em 2016, mas nenhum neste ano.

Tráfico de drogas

Embora não tenham registrado casos de tráfico de drogas no primeiro trimestre de 2016, Bilac teve um caso neste ano, enquanto que Clementina registrou cinco. Já Gabriel Monteiro manteve o índice zero em ambos os períodos.

Piacatu, que teve um registro de tráfico de drogas em 2016, saltou para sete casos neste ano. Já Santópolis do Aguapeí manteve um caso em cada período.

Armas e homicídio

Nenhuma arma de fogo foi apreendida nos três primeiros meses de 2016 entre os municípios analisados. Porém, no mesmo período deste ano, Bilac teve uma apreensão, Clementina registrou três e Piacatu uma. Gabriel Monteiro e Santópolis do Aguapeí não tiveram nenhuma apreensão de arma de fogo.

No item homicídio doloso (quando há a intenção de matar), os municípios de Clementina Gabriel Monteiro e Santópolis do Aguapeí mantiveram o índice zero tanto em 2016 quanto neste ano. Já Bilac teve um homicídio doloso no primeiro trimestre de 2016 e Piacatu um neste ano.

Prisões em flagrante

Três dos cinco municípios avaliados registraram aumento nos casos de prisões em flagrante, tendo como destaque a cidade de Clementina, com um salto de 433%. No primeiro trimestre de 2016, três pessoas foram presas em flagrante, enquanto que neste ano foram 16.

Para se ter uma ideia, o índice é considerado alto se comparado ao ano todo de 2014, ocasião em que 16 pessoas foram presas em flagrante. Também durante o ano todo de 2015 a quantidade de pessoas presas em flagrante foi de 17.

Por outro lado, a cidade de Gabriel Monteiro não teve pessoas presas em flagrante tanto no primeiro trimestre de 2016 quanto agora. Já em Santópolis do Aguapeí, foi registrado um caso neste ano e um no mesmo período do ano passado.

Em Bilac, três pessoas foram presas em flagrante neste ano; uma a mais que no mesmo período de 2016. Em Piacatu, a quantidade de prisões em flagrante foi de sete pessoas, enquanto que no mesmo período do ano passado foi de apenas uma.

Na região, municípios têm queda em quatro itens, mas tráfico e apreensão de armas aumentam

Dos seis itens avaliados pelo Comunicativo entre os 43 municípios que compõem a região de Araçatuba, quatro deles registraram queda, enquanto que dois tiveram um ligeiro aumento neste primeiro trimestre em comparação ao mesmo período de 2016.

Nesses três primeiros meses, 786 pessoas foram presas em flagrante na região, ante 788 no mesmo período do ano passado. A quantidade de roubo também caiu de 330 para 227, assim como vítimas de homicídio doloso, que no ano passado foram 27 e, agora, 13.

A região de Araçatuba também registrou leve queda no índice de furtos, sendo 2.406 casos neste ano ante 2.426 no mesmo período de 2016. Neste item, também estão inclusos os casos de furto de veículos.

Por outro lado, os itens tráfico de drogas e apreensão de armas de fogo obtiveram um aumento significativo na soma dos 43 municípios da região.

No primeiro trimestre deste ano, foram registradas 409 ocorrências de tráfico de drogas, ente 392 casos no mesmo período do ano passado, ou seja, um aumento de 4,4%.

O mesmo ocorre com a apreensão de armas de fogo, que neste ano foram 104, ante 94 casos registrados no mesmo período do ano passado, que significa 10,7%.