Idesp 2017: Gabriel Monteiro e Piacatu avançam nas notas


Já as escolas da rede municipal de Clementina e Santópolis do Aguapeí não aderiram à avaliação

28/04/2017 21:34 - Atualizado em 23/05/2017 10:36 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Pelo terceiro ano consecutivo, os municípios de Gabriel Monteiro e Piacatu obtiveram avanços nas notas do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), que é um dos principais indicadores da qualidade do ensino.

Neste ano, a Emeif Maria Gazot Talarico, de Gabriel Monteiro, obteve nota 7,71, ante 6,89 no ano passado e 6,58 em 2015. As notas divulgadas em cada ano são referentes às provas aplicadas no ano anterior, e variam e zero a 10.

Os objetivos de cada escola são traçados levando em consideração o desempenho dos alunos no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o fluxo escolar de cada ciclo. A avaliação foi aplicada aos alunos do 3º e 5º ano do ensino fundamental.

A diretora da Emeif, Lidiane Zupirolli Ferreira, atribui os avanços ao sentimento de colaboração entre equipe e a vontade de trabalhar juntos. “O bom desempenho da escola se deve à formação dos docentes através de formação em HTPC, orientação e acompanhamento da vice-diretora Poliana Mislene Garcia Buzzo junto aos docentes que trabalham com muito empenho e motivação”, destaca a diretora da Emeif.

Em Piacatu, a nota do Idesp deste ano foi de 6,78, ante 6,06 no ano passado e 5,10 em 2015. Tais notas referem-se às avaliações aplicadas aos alunos do 3º e 5º ano da Emef Prof. Eládio Rosseto.

Não aderiram

É o segundo ano seguido que as escolas da rede municipal de ensino de Clementina e Santópolis do Aguapeí não aderiram à aplicação do Saresp. A última vez que tais escolas participaram foi em 2014, cujas notas do Idesp 2015 foram de 5,88 (Clementina) e 5,30 (Santópolis do Aguapeí).

A secretária da Educação de Santópolis do Aguapeí, Elaine Cristina Navachi Santos, informou que a Emeb Prof. Minas Barganian não fez adesão ao Saresp nos anos de 2015 e 2016. “Só foi realizada a Prova Brasil - que calcula o Ideb - e a nota foi 6,9”, disse.

A Emeif General Lima Figueiredo, de Bilac, também não aderiu ao Saresp no ano de 2015 e, portanto, ficou sem nota no Idesp de 2016. Já no ano passado a escola participou; porém, até o fechamento desta reportagem, a direção escolar não havia informado a nota do Idesp.