Churrasco da Alegria completa 14ª edição em Piacatu


Evento realizado em Piacatu reuniu centenas de produtores de quiabo do município e cidades vizinhas

30/04/2017 10:13 - Atualizado em 25/06/2017 23:08 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Os irmãos: Lucas, José, João e Silvio entre a mãe, Rosa B. Vendrame

O município de Piacatu reuniu na noite de ontem (29), no Centro de Eventos Padre João Sluysmans, aproximadamente 650 produtores de quiabo em um churrasco de confraternização, mais conhecido como Churrasco da Alegria. Esta é a 14ª edição do evento.

Este encontro festivo entre os produtores de quiabo do município e de cidades vizinhas é organizado pela transportadora Vendrame, que é a responsável em transportar a produção de quiabo à Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo).

Conforme informou José Mansueto Vendrame - um dos quatro irmãos que são sócios da transportadora -, o churrasco deste ano foi resultado da venda de 1.824 caixas de quiabo. Cada caixa pesa em torno de 16 quilos.

“Essas 1.824 caixas são provenientes do excesso de produção diária de cada produtor rural. Nós selecionamos essas ‘sobras’ e montamos caixas. Com a venda dessas caixas, depositamos o dinheiro em uma conta bancária. Aí quando atinge o valor que dá para fazer o churrasco, agendamos uma data e todos os produtores de quiabo e seus familiares são convidados”, explica José Mansueto Vendrame.

A iniciativa dos produtores de quiabo foi de aproveitar a produção e minimizar o desperdício. “Antes de adotarmos esta ideia, diariamente era descartada boa quantidade de quiabo bom. O descarte era feito porque as ‘sobras’ não davam para montar uma caixa de 16 quilos”, acrescenta Vendrame.

Foi aí que os produtores resolveram se juntar para evitar o desperdício e ganhar dinheiro. “Para se ter uma ideia, era como se estivéssemos descartado 1.824 caixas de quiabo entre novembro de 2013 e abril deste ano. Isso representa dois caminhões carregados com caixas de quiabo”, completou Vendrame.

Com a venda dessas caixas de quiabo, foi realizado o Churrasco da Alegria e ainda sobrou dinheiro para o próximo evento, garantiu Vendrame. Além dele, integram a sociedade na transportadora os irmãos: João, Silvio e Luiz Celso, o “Lucas”.