Piacatu realiza megafesta junina


Juninão Popular tem por objetivo resgatar a tradição das festas juninas, que é uma cultura típica do país

24/06/2017 09:25 - Atualizado em 28/06/2017 10:46 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Público assistindo a uma das tradicionais quadrilhas

Começou ontem (23), às 19h, e vai até amanhã (25) o Primeiro Juninão Popular, em Piacatu. O evento é realizado nas praças Florindo Gasparini e Toshihiko Nishikawa - onde está localizada a praça de esportes.

O evento conta dois palcos e diversas barracas com comidas e bebidas típicas. Ontem houve apresentação de quadrilhas, show de música sertaneja raiz e feira de artesanato. Um pavilhão contendo diversos estandes dos mais variados tipos de artesanato é uma das atrações do Juninão Popular.

Para a diversão das crianças, também há um miniparque de diversões. Há, ainda, a “cadeia”, correio elegante, barraca da pescaria, rancho dos tropeiros, pau de sebo e uma fogueira.

As apresentações seguem hoje (24), a partir das 19h, com várias apresentações. Durante os três dias em que acontece o Juninão Popular, haverá encontro de violeiros, orquestras de viola, cavalgada e encontro de catireiros, além das apresentações de danças típicas e quadrilhas.

O dirigente da Cultura e Turismo de Piacatu, Elio Siqueira da Rocha, enfatiza a questão do resgate cultural que o evento traz para o município. “As festas juninas revelam a diversidade da cultura brasileira. Não podemos perder a oportunidade em manter esta tradição viva”, frisa.

Rocha conta que em Piacatu as festas juninas realizadas pelas escolas foram enfraquecendo e, em algumas delas, extintas. “Creio que algumas medidas adotadas pelo governo estadual contribuiu para o fim destas festas nas escolas”, justifica.

Em maio de 2009, o então governador José Serra (PSDB) sancionou uma lei que proíbe a compra, venda, consumo e o fornecimento de bebidas alcoólicas durante eventos em escolas do Estado de São Paulo. A medida pôs fim ao tradicional quentão e do vinho quente nas festas juninas da rede estadual.

“Diante do enfraquecimento das festas juninas em Piacatu e na intenção de evitar o ‘sepultamento’ de um evento tão importante para a cultura brasileira, montamos este projeto há dois anos. Felizmente conseguimos realizar neste ano”, explica o dirigente cultural.