Pastor Antonio Munhoz é homenageado em Piacatu


Líder religioso que completou 80 anos recentemente recebeu título de Cidadão Piacatuense em sessão solene que reuniu autoridades e fiéis

28/11/2008 22:23 - Atualizado em 24/07/2017 22:52 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Pastor Carlos (esq.) entrega a homenagem ao Pastor Munhoz

Três vezes comendador, o presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Ministério Belém, Campo de Americana (SP), pastor Antonio Munhoz, recebeu no dia 22 deste mês o título de Cidadão Piacatuense.

Mais de 100 pessoas, entre autoridades, amigos e fiéis, acompanharam a homenagem que aconteceu na Câmara Municipal de Piacatu em sessão solene, que durou 40 minutos. O evento teve início às 20h.

O primeiro a se pronunciar foi o presidente da Câmara, José Carlos da Silva “Totô” (PMDB). Em suas palavras, ele frisou que a iniciativa foi de todos os vereadores e destacou a importância do título. “É uma honra poder homenagear uma pessoa que tem prestado trabalhos relevantes à população de Piacatu”, acrescentou.

Na seqüência, o prefeito Euclasio Garrutti (DEM) falou sobre sua amizade com o líder religioso e disse ao público que ser homenageado em um município inclusive com a presença de autoridades de outras cidades é privilégio de poucos. “O compromisso [o pastor Munhoz] que tem com nossa cidade aumentará. O senhor é merecedor desta honraria”, concluiu o prefeito.

Com a palavra, o deputado estadual Chico Sardelli (PV) disse ter viajado aproximadamente 600 quilômetros para prestigiar o pastor Antonio Munhoz. “Independente da distância, não poderia deixar de prestigiá-lo”, completou.

“Sou testemunha de tudo aquilo que o pastor Munhoz faz enquanto liderança religiosa, como homem, pai de família, que sabe honrar a missão que Deus lhe confiou. Saiba que o senhor é um homem amado por muitos brasileiros”, afirmou o parlamentar.

Outra autoridade a utilizar a tribuna para falar sobre o homenageado foi o vereador Paulo Sérgio Chocolate (PSC), da cidade de Americana. Antes de direcionar suas palavras, o legislador entregou uma homenagem ao prefeito, ao presidente da Câmara (em nome de todos os vereadores) e ao pastor Carlos Augusto de Souza em nome da Câmara de Americana.

Além de ter entregado a moção congratulando com a câmara de Piacatu pelo título concedido ao pastor Antonio Munhoz, o vereador disse ao público que o pastor Antonio Munhoz tem seu nome perpetuado em uma praça pública de Americana e uma rua em Santa Bárbara D’Oeste (SP). “A Rua 1º de Maio [em Americana], onde está localizado no novo templo da Igreja, passará a se chamar Antonio Munhoz”, informou.

Além das autoridades que utilizaram a tribuna para congratular o homenageado, fica registrada a presença do vice-presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Ministério Belém, Domingos Ferreira, da vice-prefeita de Piacatu, Profª. Ivone Vendrame Cardoso (PP) e do pastor local César Diosnel Samaniego.

Entrega do título

Para oficializar o título de Cidadão Piacatuense ao pastor Antonio Munhoz, o presidente da Câmara, José Carlos da Silva “Totô”, passou a placa que simboliza a homenagem ao pastor Carlos Augusto de Souza, percussor da idéia que deu origem a solenidade da noite, o qual efetuou a entrega ao homenageado.

O título recebido em Piacatu fará parte da galeria de homenagens concedidas durante seus 45 anos de trabalho em prol aos mais necessitados. “Agradeço a Deus pela honra que me cabe e aos irmãos e às autoridades que me dispensaram este título de cidadão piacatuense”, declarou.

Além de vários títulos concedidos por municípios paulistas, pastor Munhoz também já recebeu a Comenda da Ordem Jornalística Internacional, a mesma que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu. “Contem comigo na oração e tudo aquilo que pudermos fazer para que o nome de Jesus possa ser glorificado neste lugar [em Piacatu]”, concluiu.

Após o pronunciamento do homenageado, a sessão deu-se por encerrada e, posteriormente, foi oferecido um jantar às autoridades e àqueles que prestigiaram o evento nas dependências do Fundo Social de Solidariedade.

Motivo da homenagem

Por meio do decreto legislativo nº. 04/2007, a Câmara Municipal de Piacatu concedeu título de Cidadão Piacatuense ao pastor Antonio Munhoz, 80, pelos relevantes serviços prestados ao município em 18 anos.

O homenageado é presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Ministério Belém, Campo de Americana, e atende municípios da região, como: Gabriel Monteiro, Santópolis do Aguapeí, Clementina, Alto Alegre, Lauro Penteado e Jatobá em projetos de desenvolvimento social, apoiando as famílias carentes e ajudando-as com roupas e medicamentos.

Em Piacatu, a iniciativa é promovida por meio da Igreja Assembléia de Deus – Ministério de Belém desde 1990, por onde diversos pastores já passaram. Os últimos sete anos foram acompanhados pelo pastor Carlos Augusto de Souza, percussor da idéia que deu origem ao título.

Entre as ações desenvolvidas pela Igreja é a “Campanha do Quilo”, que arrecada e distribui mensalmente alimentos às famílias necessitadas, independente de religião.

A Casa de Recuperação Bom Samaritano, situada na cidade de Americana, foi fundada em fevereiro de 1992 com a finalidade de amparar alcoólatras e dependentes químicos. A instituição atende pessoas de cinco Estados brasileiros, sendo: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia e Piauí.

Em seus 45 anos de trabalho, Pastor Antonio Munhoz já esteve em missões internacionais, como a do Paraguai, durante a ditadura de Alfredo Strossner, época em que sua filha perdeu um braço num acidente de trânsito. Atualmente, o líder religioso coordena missionários no Paraguai, Bolívia, Estados Unidos, Japão, Portugal e Índia.

Por estes, entre outros motivos, é que a Câmara de Vereadores de Piacatu julgou merecedora tal honraria e aprovou, por unanimidade, conceder ao pastor Munhoz o título de Cidadão Piacatuense em reconhecimento a sua representatividade.

GALERIA DE FOTOS