Fatemp: a realidade do ensino superior que tem gerado oportunidades


Faculdade telepresencial de Piacatu é referência de ensino superior na região

08/11/2012 10:38 - Atualizado em 17/08/2017 10:43 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Alunos da Fatemp durante uma das aulas via satélite

Se antes a desculpa era de que o custo é alto ou que a distância é longa para cursar uma faculdade, agora estas e outras “barreiras” para se chegar ao ensino superior foram amenizadas e o sonho de ter um diploma universitário está cada vez mais próximo. Porém, a decisão continua sendo de cada pessoa que, por algum motivo, muitas vezes só enxerga obstáculos no caminho rumo à faculdade.

Fundada em 2007, a Fatemp (Faculdade Telepresencial Municipal de Piacatu) surgiu no cenário regional como uma alternativa e hoje já é uma referência em ensino superior à longa distância. O polo da Uniderp Interativa de Piacatu conta com aproximadamente 300 universitários.

A Fatemp, que começou com três turmas (Administração de Empresas, Pedagogia e Letras), hoje oferece seis cursos (Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Pedagogia, Serviço Social, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Recursos Humanos) além de pós-graduação na área da Educação e Administração.

A dirigente municipal da Educação, Neuza Aparecida Ramos Paganini, destaca que nesse período a Fatemp formou 176 alunos sendo que, destes, 43 (24,4%) já foram aprovados em concursos públicos e estão trabalhando.

Neuza explica que antes a Fatemp só poderia receber inscrições para vestibular de alunos do município e cidades conveniadas com a faculdade, mas que, agora, está aberta a todos os municípios. “Temos alunos de dez cidades da região além daqueles que moram aqui”, acrescenta.

O universitário Josevaldo Raimundo da Silva Araújo, 42 anos, de Birigui, cursa o sexto semestre de Ciências Contábeis. Ele é policial militar e já trabalhou em Piacatu entre 2010 e 2011. “A estrutura aqui é boa e o custo é acessível. É uma excelente oportunidade para quem deseja cursar uma faculdade”, garante.

A cabeleireira Adriana Carla Katsuda, 37 anos, de Bilac, cursa o quarto semestre de Administração de Empresas. “É a primeira faculdade que faço. Sempre gostei de estudar e a oportunidade surgiu agora. A faculdade é excelente, mas, assim como em qualquer instituição de ensino, depende do aluno se autodisciplinar”, conta.

Adriana diz que ficou sabendo da Fatemp em conversa com amigos. Proprietária de um salão de beleza em sua cidade há 12 anos, ela conta que decidiu cursar Administração de Empresas na intenção de expandir seu negócio.

A conselheira tutelar Elisângela da Silva, 32 anos, de Santópolis do Aguapeí, cursa o quarto semestre de Pedagogia. “Adoro criança, por isso decidi fazer este curso. Recebi muito incentivo de colegas que estudaram aqui. Percebi também que várias pessoas que estudaram na Fatemp foram aprovadas em concursos públicos na região. Depois que concluir ainda pretendo cursar Psicologia”, diz.

O funcionário público municipal Devani Barbosa Ramos, 36 anos, de Gabriel Monteiro, cursa o segundo semestre de Tecnologia em Logística. Ele conta que já cursou Serviço Social na Fatemp e precisou trancar a matrícula, mas que sua intenção é retornar e concluir. “Por já conhecer a estrutura da faculdade, decidi fazer outro curso. A maior resposta sobre a qualidade da Fatemp é que cada vez mais pessoas estão se formando e conseguindo seu espaço no mercado de trabalho”, avalia.

A pedagoga Silmara Pinati dos Santos, 40 anos, de Piacatu, é formada pela Fatemp. Ela é um dos exemplos que concluíram a faculdade e foi aprovada em concurso público. “Foi maravilhosa a experiência em ter me formado na primeira turma de Pedagogia da Fatemp. Aproveitei muito. Gostei tanto que agora curso Tecnologia em Recursos Humanos e irei me formar neste final de ano”, frisa.

A dirigente municipal da Educação menciona que, embora haja um trabalho de divulgação da faculdade nos meios de comunicação, os maiores divulgadores dos cursos superiores da Fatemp são os próprios universitários. “A qualidade dos cursos é comprovada pelos próprios alunos, os quais indicam a Fatemp como referência àqueles que desejam ter um curso superior”, reforça.

Neuza acrescenta que para o vestibular de 2013 serão abertas 160 vagas para os cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Pedagogia, Serviço Social e Tecnologia em Recursos Humanos. Porém, a data do vestibular ainda não foi definida.

As aulas acontecem duas vezes na semana contendo quatro horas-aula via satélite e outras quatro ministradas pelo professor local. A Fatemp fica localizada na rua Antonio Gomes Jardim nº 101, no Jardim Brasília. A faculdade funciona em prédio compartilhado à Emef Prof. Eládio Rosseto.