Fundo Social de Piacatu é mais solidariedade


Primeira-dama Emília cita diversas ações que contam com o apoio do Fundo Social

16/11/2011 09:18 - Atualizado em 18/08/2017 09:29 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo

Primeira-dama Emília arruma peças para a Feira do Bordado

O Fundo Social de Solidariedade de Piacatu apoia todos os projetos sociais existentes no município, como Espaço Amigo, Terceira Idade, Bom de bola bom na escola, pessoas com deficiência, entre outros.

O projeto Espaço Amigo atende 110 crianças com idade entre 7 e 14 anos no período da manhã e tarde. O grupo da Terceira Idade, composto por 90 idosos, se reúne todas as terças-feiras das 19h30 às 22h no prédio do Fundo Social para o baile. Eles também participam dos encontros regionais, que acontecem aos sábados em cidades da região.

Ainda no grupo da Terceira Idade, as senhoras se reúnem no Fundo Social às terças-feiras para bordar. De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piacatu, Emília Cristina Delmônaco Bonfim, as peças são vendidas na Feira do Bordado que, neste ano acontece entre os dias 9, 10 e 11 de dezembro.

Emília diz também que o Fundo Social promove anualmente (desde 2006) um almoço às pessoas com deficiência, que acontece geralmente na última semana do mês de agosto, ocasião em que é comemorada a Semana Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência. “Há ainda a Tarde Festiva, que realizamos em dezembro. É onde acontece a confraternização entre elas [pessoas com deficiência]”, completa.

A primeira-dama cita a importância do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) na área social do município. “Não conseguiríamos efetivar um trabalho social de excelência sem as referências apontadas pelas profissionais do Cras que, na maioria das vezes, encaminha as famílias ao Fundo Social”, reconhece.

Emília explica que o Fundo Social não recebe repasse financeiro mensal do governo do Estado e que o dinheiro que possui é referente ao resultado de eventos, como Feira do Bordado, barraca beneficente instalada durante o carnaval e, desde o ano passado, divide o lucro da tradicional festa do padroeiro São José, que acontece em março, com a Escola Municipal Comecinho de Vida.

Há também, segundo Emília, o projeto de Geração de Emprego e Renda em parceria com o governo paulista, onde já foram adquiridas 60 máquinas de costura e pesponto, as quais estão disponibilizadas em sistema de comodato, regularizadas em contrato e mediante acompanhamento de uma assistente social.