MST faz manifesto em frente à Prefeitura de Piacatu em busca de apoio


15/03/2010 16:20 - Atualizado em 24/04/2014 16:25 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Manifestantes do MST reunidos em frente a Prefeitura de Piacatu

Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) realizaram uma manifestação em frente a Prefeitura de Piacatu no dia 1º deste mês com o objetivo de fortalecer o movimento na cidade.

Os sem-terra começaram a chegar em frente a Prefeitura por volta das 9h. A mobilização, que teve início as 10h20, foi para chamar a atenção do prefeito Nelson Bonfim (PTB) e solicitar apoio político para a questão da reforma agrária.

Como o prefeito estava em uma reunião em Birigui no período da manhã, foi agendado um encontro com cinco representantes do movimento às 15h do mesmo dia em seu gabinete.

Durante a reunião, Bonfim justificou aos representantes do MST que teve que entrar com o pedido de reintegração de posse da estrada vicinal Thomas Cristoph Baumgartner pelo fato de ele ser o responsável pela segurança dos acampados, alegando que cabe ao prefeito zelar pelo patrimônio público.

O acampamento foi montado no dia 13 de fevereiro às margens da fazenda Hortelã. Batizado pelo MST de “Carnaval Vermelho”, vários acampamentos foram montados em 22 fazendas da região de Araçatuba e Andradina, ambas consideradas de interesse para a reforma agrária.

Como os sem-terra tiveram que sair do acampamento “Barreirão” mediante ordem judicial, as barracas tiveram de ser retiradas e foram montadas em uma propriedade do bairro rural Cassimiro. Com a mudança, os coordenadores do MST fizeram algumas solicitações ao prefeito.

Entre os pedidos foi a perfuração de um poço, o qual foi descartado pelo prefeito. No entanto, Bonfim informou que poderia disponibilizar um veículo para transportar água, mas ressaltou que não seria potável e, sim, apenas para serviços domésticos.

Com relação a coleta do lixo e transporte escolar, o prefeito disse que a prefeitura atenderia. Bonfim também se comprometeu em manter o diálogo com os coordenadores do movimento.