Vôlei adaptado = esporte + saúde


Vôlei adaptado é uma das atividades permanentes do projeto Agita Piacatu

17/11/2011 09:52 - Atualizado em 18/08/2017 09:57 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Equipe masculina e feminina do vôlei adaptado de Piacatu

A combinação de um esporte com a questão de se manter uma vida saudável resultou no vôlei adaptado. Implantado em Piacatu em 18 de maio de 2009, o vôlei adaptado é uma das atividades permanentes do projeto de prevenção existente na área municipal da Saúde, chamado Agita Piacatu.

Entre os objetivos do vôlei adaptado está o combate ao sedentarismo, promoção do condicionamento físico, estimular o sistema circulatório, articulações e respiração além de integrar diferentes comunidades na prática deste esporte. Atualmente participam do vôlei adaptado 43 pessoas, sendo 26 mulheres e 17 homens.

O grupo, que tem como professora Ana Borges, recentemente conquistou medalha de ouro em uma competição no município de Inúbia Paulista. A equipe masculina de Piacatu derrotou o time de Osvaldo Cruz (15 a 4), Lucélia (15 a 10) e o time da casa por 15 a 11.

Já a equipe feminina chegou a vencer um set, porém, desta vez, não conseguiu medalha. Um dos integrantes do grupo, Carlos Filipim, lembra a frase do técnico da seleção brasileira de vôlei masculina, Bernardinho: “A vontade de se preparar tem que ser maior que a de vencer. Vencer será sempre consequência de uma boa preparação”.

De acordo com a professora Ana Borges, o grupo se reúne todas as segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30, no ginásio municipal de Esportes, para treinar. Ela ressalta, ainda, o apoio dado pela prefeitura quando os integrantes são convidados a participar em outras cidades.

Além do vôlei adaptado, o projeto Agita Piacatu conta com aulas de hidroginástica, caminhada orientada, ginástica laboral, step, entre outros.