Na área Social: Respeito com o nosso povo


Prefeitura de Gabriel Monteiro diz manter atenção especial na área social da cidade

03/11/2011 17:02 - Atualizado em 20/08/2017 17:17 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Gabriel Monteiro

Integrantes do Programa Ação Jovem em um curso no Cras

O setor de Assistência Social de Gabriel Monteiro é o responsável pela política pública de assistência no município, onde são desenvolvidas ações junto às famílias em situação de vulnerabilidade com vários programas assistenciais.

Com o apoio e financiamento do governo federal, o Cadastro Único contempla 300 famílias. Já o Bolsa Família atende atualmente 78 famílias, as quais recebem acompanhamento do Cras (Centro de Referência da Assistência Social).

O Cras foi implantado no município em dezembro de 2009 e conta com um quadro de quatro funcionários, sendo: assistente social, psicóloga, auxiliar administrativo e serviços gerais.

Há ainda os programas que são apoiados e financiados pelo governo estadual, sendo o Renda Cidadã, que atende 52 famílias; o Ação Jovem, que atende 33 jovens; e o Espaço Amigo, que atende 50 crianças.

O Fundo Social de Solidariedade desenvolve seus projetos através de cursos. Promove campanhas de arrecadação de fundos e realiza eventos. Este trabalho é executado por meio de grupo de voluntários, que se reúnem todas as quartas-feiras na sede do Fundo Social.

A Terceira Idade é dinamizada através de atividades variadas para atender aos interesses do grupo. O município de Gabriel Monteiro ocupa o 56º lugar no ranking estadual em número de idosos, com aproximadamente 800 pessoas.

O Fundo Social de Solidariedade tem como presidente Francisca Aparecida Vidoto Cervantes, e como gestora do município a assistente social Maria José Martins Coelho Germani, a Lola.

Está em andamento um curso de pesponto visando a preparação de profissionais. Trata-se de uma parceria entre a empresa de calçados Klin – unidade Angra, e o Senai (Serviço Nacional da Indústria) de Birigui, com o apoio do Cras.

Também estão sendo realizados os cursos de manicure e de economia doméstica (culinária). A Prefeitura municipal cofinancia todos os programas desenvolvidos no município, além de oferecer os equipamentos, prédios, mobiliários e quadro de Pessoal.

A implantação do Cras foi um marco importante na política social do município, concretizando o que prevê a Política Nacional de Assistência Social.

Também na área Social, merece destaque a construção de um prédio que abrigará o Projeto Espaço Amigo e de um barracão para geração de renda. O barracão, que em breve irá gerar renda, era um projeto de ginásio poliesportivo, que ficou abandonado por mais de dez anos, segundo a prefeitura.

O município foi contemplado com um kit padaria, o qual será implantado em breve para ser utilizado na área Social.

GALERIA DE FOTOS