Na Saúde, muito a se comemorar em Gabriel Monteiro


Secretária municipal da Saúde faz balanço dos atendimentos e cita investimentos

03/11/2013 14:26 - Atualizado em 21/08/2017 14:39 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Fachada do Centro de Saúde de Gabriel Monteiro

Na semana em que o município de Gabriel Monteiro completa 75 anos de fundação, o setor da Saúde também tem o que comemorar nesta data.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Eloiza Cristina Vieira Staff, com apoio da Prefeitura, que investe na Saúde aproximadamente 24%, o setor obteve melhorias importantes, como a contratação de mais médicos e outros profissionais, como: psiquiatra, pediatra, médicos plantonistas, psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga e mais uma fisioterapeuta, garantindo um melhor atendimento ao paciente.

Eloiza conta que no transporte de pacientes, o agendamento é informatizado e as ambulâncias novas são adaptadas com equipamentos de emergência.

“Foi implantado o agendamento de consultas com a médica da ESF (Estratégia Saúde da Família) onde melhorou o fluxo e o atendimento dos pacientes, sendo agora possível a médica realizar visitas domiciliares, acompanhada de enfermeiro para atendimento de acamados e outros com dificuldades de deslocamento até ao Centro de Saúde, além da realização de pequenas cirurgias e procedimentos de baixa complexidade na unidade”, destaca.

A secretária da Saúde conta ainda que a Prefeitura investiu em capacitação de profissionais do Centro de Saúde em: teste rápido de gravidez, HIV, hepatite C, coleta de papanicolau pela Fosp (Fundação Oncocentro de São Paulo), programa antifumo pelo Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), acrescentando qualidade no atendimento do paciente.

Nas campanhas realizadas na Unidade de Saúde, Eloiza diz que tanto de vacinação quanto de saúde da mulher, as metas foram atingidas, ocorrendo à entrega de brindes e brinquedos. “Com a implantação do programa da atividade física, desenvolvido pela fisioterapeuta, diagnosticou-se melhoria na qualidade de vida dos pacientes que a frequentam”, frisa.

A farmácia do Centro de Saúde implementou a quantidade de medicamentos distribuídos, não atendendo somente as medicações da atenção básica. “Fazemos ainda a distribuição e acompanhamento da dose certa com pacientes hipertensos e diabéticos e outros programas”, acrescenta a secretária.

Eloiza diz que o Centro de Saúde conta com novas adaptações nos quartos e leitos: instalação de campainhas, compra de camas, lençois e cobertas, cadeiras e biombo novos. Foram adquiridos também equipamentos e móveis, como: ultrassom com Doppler colorido, ECG (eletrocardiograma), oxímetro, autoclave, foco, otoscópio, refrigerador para sala de vacina, aparelhos de pressão, instrumentais, máquina de lavar roupa, maca retrátil, suporte de soro, cadeiras, mesas e armários. “Estão sendo distribuídos: prótese dentária, óculos, fraldas descartáveis para adultos”, reforça.

De acordo com tais melhorias e desempenho da equipe, Eloiza diz que a equipe recebeu nota máxima no PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade), - um programa federal -, possibilitando o aumento do recurso.