Gabriel Monteiro realiza 1ª festa folclórica


Evento teve boi no rolete, cavalgada e apresentação de danças folclóricas, como catira e Folia de Reis

29/08/2017 21:03 - Atualizado em 28/09/2017 10:22 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Frei Claudemir Garcia Vialli durante bênçãos aos cavaleiros

O município de Gabriel Monteiro realizou no último dia 26 e 27 a 1ª festa folclórica. O evento aconteceu na Praça São Pedro, onde foram montadas algumas tendas em frente ao salão paroquial.

Aproveitando a ocasião, a cidade também promoveu pela primeira vez um “boi no rolete”. A ideia foi sugerida pelo frei Claudemir José Garcia Vialli. Todos os 700 convites foram vendidos antecipadamente. O evento foi praticamente uma miniquermesse.

O boi no rolete - que pesava quase 22 arrobas, segundo os organizadores - foi colocado para assar no início da noite do dia 26. Na ocasião, o evento contou com uma apresentação do cover do saudoso cantor sertanejo José Rico (1946-2015).

De acordo com os organizadores da 1ª festa folclórica, foram consumidos no evento aproximadamente 700 quilos de carne, incluindo o boi no rolete, além de salgados e bebidas.

No dia seguinte (27), o frei Claudemir celebrou uma missa sertaneja na igreja matriz de São Pedro. Simultaneamente à missa, uma cavalgada contendo aproximadamente 650 cavaleiros da região partiu da capela Santa Terezinha, no bairro rural Vacari, em direção à Praça São Pedro, onde acontecia o evento.

Assim que a missa terminou, os fiéis foram até a praça para recepcionar os cavaleiros. Sobre um caminhão trio elétrico, frei Claudemir abençoou os participantes da cavalgada. Junto dos cavaleiros estava o deputado federal Fausto Ruy Pinato (PP) e o deputado estadual Roque Barbiere, o Roquinho (PTB).

O prefeito Vanderlei Antoninho Mendonça, o Coca (PSDB), agradeceu os deputados pela presença, assim como os participantes da cavalgada e o público pelo prestígio. Ele também parabenizou os organizadores do evento e os grupos que apresentaram danças de catira e Folia de Reis.

Segundo o prefeito, a festa folclórica teve boa aceitação da comunidade. “Tudo caminha para que no ano que vem este evento se repita. Só ouvi elogios”, mencionou.

Folclore vivo

A 1ª festa folclórica realizada em Gabriel Monteiro teve por objetivo manter o folclore vivo. Folclore é o que passa pelas tradições, costumes e superstições das classes populares.

As festas populares são comemorações ou eventos festivos, tendo como principal característica a participação popular. São caracterizadas também pela presença marcante das tradições regionais, rituais religiosos, comidas, músicas, danças e roupas típicas.

Em todas as partes do mundo, cada povo tem seu folclore, sua forma de manifestar suas crenças e costumes. O folclore se manifesta na arte, no artesanato, na literatura popular, nas danças regionais, na música, na comida, lendas, entre outros.

GALERIA DE FOTOS