Adolescente de Piacatu coleciona medalhas pela região no atletismo


Esportista revela como iniciou a ‘paixão’ pelo esporte pelo qual se identifica

29/10/2017 17:12 - Atualizado em 11/12/2017 10:27 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

O piacatuense Flávio Cruz posa entre suas medalhas e troféus

O piacatuense Flávio da Cruz Santos, que completou 19 anos no último dia 22, tem se destacado no atletismo pela região em corridas de rua com distância de 5 km, na categoria geral. Ele conta que teve o apoio da família quando decidiu ingressar nas competições.

De acordo com o jovem, sua primeira competição foi em abril de 2016, em Araçatuba, ocasião em que ficou em 4º lugar na categoria geral. No entanto, ele diz que de lá pra cá tem colecionado várias vitórias, ocupando o 1º lugar no pódio.

O evento mais recente em que ele participou foi a 2ª Corrida e Caminhada Manipullis, em Araçatuba, que aconteceu no último dia 22. “Nessa eu fiquei com o primeiro lugar na categoria geral dos 5 km”, frisa.

Flávio diz ainda que a Prefeitura de Piacatu tem apoiado sua participação em competições com o pagamento das inscrições e transporte. “Também recebo colaboração do comércio de Piacatu”, acrescenta.

O piacatuense explica que primeiramente treinou durante dois anos antes de participar de competições. “Faço meus treinos em espaços públicos da cidade. Às vezes treino em estradas”, diz. Ele ressalta que segue uma planilha de treino, onde cumpre de duas a três horas diárias.

A planilha de treino que Flávio segue foi elaborada pela tia dele, Lisângela da Cruz, que dá aulas de atletismo na cidade de Sertãozinho (SP). Em 2001, aos 15 anos, Lisângela ingressou no atletismo, na prova de arremesso de peso.

Para divulgar suas participações em eventos que compete pela região, Flávio Cruz possui um perfil na rede social Facebook, com informações atualizadas.