Padre de Piacatu completa dez anos de ordenação


Comunidade católica de Piacatu e Santópolis do Aguapeí, onde Edgar também é padre, fizeram algumas homenagens

26/02/2012 16:23 - Atualizado em 17/11/2017 16:30 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Edgar é vestido pelas mães de padres e seminaristas de Piacatu

O padre de Piacatu, Edgar de Souza Lima, completou dez anos de ordenação sacerdotal nesse dia 23. Para comemorar a data, foi celebrada uma missa festiva na igreja matriz de São José, onde atualmente ele é pároco, às 19h30 de ontem, dia 25 (sábado).

Um coral composto por aproximadamente 80 pessoas de diferentes cidades cantaram durante a celebração. Os integrantes se reuniram no dia da missa, às 15h, para ensaiar os cantos. Muitos se conheceram durante esse único ensaio.

O padre disse ter optado pelas mesmas músicas cantadas há dez anos, durante sua ordenação. Familiares e amigos do padre compareceram à missa para prestigiá-lo. Também esteve presente na celebração o padre Washington Lair Urbano, de Lins (SP), que foi o reitor do padre Edgar entre 1993 e 1994.

A missa foi acompanhada por dezenas de fiéis e, ainda, pelas irmãs franciscanas do Coração de Maria da cidade de Penápolis (SP) e Descalvado (SP), e pelo pastor João, da igreja Comunidade Evangélica, de Birigui.

Logo no início da celebração, o padre foi presenteado com uma túnica, uma estola e uma casula (vestes utilizadas pelos padres durante a missa). A roupa foi entregue pelas mães dos padres e seminaristas que são “filhos de Piacatu”.

Questionado pelo Comunicativo sobre o que achou da missa, o padre foi direto. “Foi a minha cara: musical, demorada e bonita”, disse. Ele aproveitou para agradecer os membros da comunidade, assim como o carinho demonstrado pelas entidades do município, que levaram algumas faixas para homenageá-lo.

Os visitantes que participaram da celebração puderam observar o quanto padre Edgar é querido pela comunidade de Piacatu e Santópolis do Aguapeí, onde é administrador paroquial.

Ao final da missa, foi oferecido um lanche aos fiéis no barracão da Casa Paroquial e, na sequência, houve um sarau com os músicos que se apresentaram no coral da igreja, os quais fizeram interpretações livres, onde acabou só na madrugada.

Durante a semana, no dia 23, os fiéis de Santópolis do Aguapeí também prestaram uma homenagem ao padre na igreja matriz de Nossa Senhora das Graças.

Padre Edgar de Souza Lima está em Piacatu desde o dia 20 de abril de 2010. Antes dele, esteve à frente da igreja matriz de São José o padre Sebastião Gonçalves, que permaneceu na comunidade por 15 anos.